O que são Descontinuidades em Serviço?
Uma das classificações mais comuns de descontinuidades, as descontinuidades em serviço, são aquelas que se formam ou se manifestam após a conclusão de toda a fabricação, quando a peça já entrou em operação.
O objetivo do ensaio por partículas magnéticas é localizar e eliminar descontinuidades durante a fabricação, de modo que a peça entre em serviço livre de defeitos. No entanto, mesmo quando isso é plenamente atingido, falhas em serviço ainda podem ocorrer em função das condições de utilização da peça.
Trincas por Fadiga
Como fonte de descontinuidades, o fenômeno da fadiga é um dos mais relevantes. Metais submetidos a tensões alternadas ou flutuantes acima de um determinado limite crítico (a resistência à fadiga) eventualmente desenvolverão trincas, podendo culminar em fratura.
As trincas por fadiga, mesmo quando muito superficiais, podem ser facilmente detectadas pelo ensaio por partículas magnéticas, possibilitando muitas vezes o reaproveitamento da peça.
Corrosão
Peças que estão submetidas a tensões de tração em serviço e que, ao mesmo tempo, sofrem ação de agentes corrosivos podem desenvolver trincas superficiais por corrosão sob tensão (stress corrosion cracking).
Essas trincas, sob a ação contínua da corrosão e da tensão (seja ela reversível, flutuante ou não), podem se propagar através da seção até a ocorrência de falha.
Quando a corrosão se combina com condições de serviço que induzem fadiga, esse mecanismo de falha é denominado fadiga por corrosão.
Sobrecarga (Overstressing)
Peças de um conjunto que, em serviço, sejam submetidas a tensões acima do nível para o qual foram projetadas, têm grande probabilidade de trincar ou se romper.
A sobrecarga pode ocorrer em diferentes situações:
- como resultado de um acidente,
- devido a uma condição de emergência não prevista no projeto,
- ou ainda quando um elemento estrutural associado falha, levando outro a suportar mais carga do que sua resistência permite.
Após a falha completa, o ensaio por partículas magnéticas não tem mais aplicação para a peça fraturada. No entanto, outros componentes do conjunto, que aparentemente não sofreram danos, podem ter sido sobrecarregados durante o evento.
Nesses casos, a inspeção por partículas magnéticas é frequentemente realizada para verificar se houve formação de trincas. Essa medida preventiva permite muitas vezes o aproveitamento seguro das peças remanescentes após a falha de um conjunto.

![]()
Quer aprender mais sobre descontinuidades e defeitos?
Conecte-se com nossa equipe de especialistas.