É geralmente aceito que as partículas magnéticas fluorescentes são um componente importante para uma inspeção por partículas magnéticas crítica. Entretanto, a importância do óleo carrier ou veículo oleoso é frequentemente subestimada.
Entenda por que o veículo oleoso também é uma peça importante da inspeção por partículas magnéticas e quais características são essenciais ao escolher um óleo carrier.
Viscosidade
A viscosidade adequada do óleo carrier promove mobilidade, estabilidade e suspensão eficientes das partículas magnéticas, promovendo inspeções confiáveis.
Com a viscosidade adequada, as partículas magnéticas fluem de forma eficiente e identificam as indicações. Conforme o Guia da norma ASTM E709 para ensaio de partícula magnética, a viscosidade de um veículo carrier aprovado para ensaio não destrutivo deve ser superior a 3,0 cSt a 38 °C e inferior a 5,0 cSt na temperatura mais baixa na qual o óleo carrier é usado.
Usar um óleo carrier com a viscosidade correta significa que o fluido tem “espessura” suficiente para ajudar as partículas magnéticas a permanecer em suspensão, mas também é “fino” o suficiente para que as partículas se movam livremente.
Infelizmente, nem todos os produtos vendidos e usados como fluidos carrier atendem às exigências básicas de viscosidade estabelecidas na ASTM E709, o que pode causar sérias preocupações se houver um problema de qualidade ou recall.
Não fluorescente
Um óleo carrier aprovado por ensaio não destrutivo é virtualmente não fluorescente, portanto, não interferirá na detectabilidade das indicações de partícula magnética fluorescente adicionando fundo fluorescente.
Óleos carrier não específicos para ensaio não destrutivo geralmente fluorescem sob luz UV, criando um fundo automático em qualquer superfície de peça, o que dificulta a visualização das indicações e pode até mascarar defeitos pequenos ou insignificantes.
Alto ponto de fulgor
O óleo carrier deve apresentar alto ponto de fulgor (acima de 93,3 °C). Um alto ponto de fulgor aumenta a segurança do operador e da fábrica e ajuda a evitar incêndios. Em geral, a OSHA exige um ponto de fulgor igual ou superior a 93,3 °C para fluidos que são usados em tanques abertos.
O uso de um óleo carrier com ponto de fulgor aprovado pela OSHA é uma maneira fácil de se proteger contra incêndios e evitar ferimentos ao operador, tempo de inatividade desnecessário e reparos ou substituições custosos do equipamento.
Proteção contra corrosão
O óleo carrier deve fornecer proteção contra corrosão para a maioria das peças de liga e componentes do equipamento em máquinas de ensaio de partícula magnética. Proteção adequada contra corrosão protege o investimento em equipamentos e reduz a necessidade de manutenção e o tempo de inatividade.
Embora seja geralmente aceito que todos os produtos à base de óleo previnem a corrosão, alguns óleos à base de petróleo não específicos para END podem conter ingredientes e impurezas que causam corrosão ou hidrogenização ao longo do tempo. Somente fluidos carrier aprovados para ensaio não destrutivo são testados e inspecionados para proteção das peças contra a corrosão.
Baixo odor e não volátil
O óleo carrier deve ser um destilado de petróleo leve e não volátil. Assim, ele não evapora com facilidade. Isso não significa somente que há menos odor proveniente do carrier, mas também que ele ajuda a aumentar a durabilidade do banho, protegendo assim as partículas magnéticas.
Com um carrier não volátil, os operadores têm muito mais conforto e a concentração adequada da solução de banho é facilmente mantida, pois a evaporação do banho será insignificante.
Saiba como a Magnaflux pode ajudar a aprimorar o seu processo produtivo. Entre em contato com nossa equipe.