Como aumentar o controle de processo do ensaio não destrutivo fluorescente com iluminação LED UV [Estudo de caso]

  •  

Neste artigo, mostraremos como um fabricante OEM aeroespacial aumentou a confiabilidade e a eficiência da inspeção de ensaio não destrutivo com utilizando luminária estacionárias de luz LED ultravioleta de feixe amplo

David Geis, Gerente de Produto e Sakif Ferdous, Gerente de Pesquisa de Mercado

Airplane Engine NDT

 

As lâmpadas de vapor de mercúrio são as maiores culpadas quando se trata de iluminação UV inconsistente. Se estiver usando uma luminária de 100W portátil, uma luminária de 400W ou mesmo uma iluminação de tubo fluorescente de baixa pressão, a intensidade e o alcance da lâmpada podem mudar drasticamente ao longo do dia.

Não apenas as luminárias de vapor de mercúrio consomem tempo para aquecer até a intensidade total, mas também qualquer variação na tensão de linha transforma-se diretamente em uma alteração na intensidade. Oscilações de energia podem mudar de um dia para outro ou mesmo entre turnos, dependendo de qual equipamento está em uso na fábrica.

Mesmo com manutenção periódica, a intensidade de uma luminária específica dissipará com o passar do tempo, conforme a lâmpada é usada. Uma cabine de inspeção com luminárias estacionárias e portáteis apresenta cobertura diferente conforme a idade das lâmpadas individuais e sua última substituição.

A substituição de luminárias de vapor de mercúrio para luminárias de luz LED ultravioleta ajuda a eliminar esses tipos de variações, mas a troca das luminárias existentes por LED pode trazer seus próprios desafios.

 

O cliente

Um fabricante de peças OEM aeroespacial de médio porte efetuando inspeções por partícula magnética fluorescente.

 

O desafio

As peças aeroespaciais eram inspecionadas em uma linha de produção móvel usando as luminárias UV de vapor de mercúrio de 400W montadas no trajeto da linha de produção para oferecer aos inspetores espaço suficiente para trabalhar.

Embora o feixe ultravioleta cobrisse toda a peça, a montagem suspensa das luminárias fazia com que a intensidade UV-A fosse muito baixa para ver de forma consistente as indicações.

Os inspetores eram obrigados a retirar cada peça para aproximá-la da luminária para inspeção. Isso desacelerava significativamente a linha de produção e as condições de inspeção variavam entre as peças.

 

A solução

 

As luminárias estacionárias de LED UV ST700 foram instaladas para substituir luminárias de 400W montadas sobre a linha de produção. A Magnaflux auxiliou o cliente com a instalação e orientação para obter a melhor cobertura e desempenho, além de ajudá-lo a atualizar seus procedimentos de inspeção de controle para atender aos requisitos da ASTM e Nadcap.

O cliente usou as luminárias ST700 em produção contínua por 6 semanas para avaliar seu desempenho em configurações reais.

 

O resultado

A ST700 aumentou o controle do processo para este fabricante de duas principais maneiras.

Em primeiro lugar, não era necessário trazer as peças para perto da luminária a fim de localizar o “ponto ideal” no feixe para localizar as indicações. Isso assegurou que todas as peças recebessem a mesma quantidade de intensidade UV no momento da inspeção.

Em segundo lugar, a inspeção poderia ser realizada em uma posição mais natural, reduzindo a fadiga e o desgaste do inspetor. Com o feixe amplo da ST700, o inspetor pode inspecionar a peça mais perto de seu corpo (em vez de estender os braços para centralizar a peça sob a luz).

Junto com a eliminação do calor gerado pela luminária de 400 W antiga, cada inspeção de peça foi feita mais rapidamente, eliminando o gargalo na linha de produção. “Para mim, é um produto vencedor. Após este teste, já quero outra para nossa nova máquina”, disse o supervisor de ensaio não destrutivo.

Além de melhorias no controle de processo principal, o cliente também descobriu que benefícios adicionais foram relatados pelo departamento de SMS da fábrica. Conforme o cliente, “a equipe de segurança está satisfeita com a ideia de economia de energia e redução de resíduos perigosos.” O uso da ST700 pode diminuir em mais de 80% o consumo de energia nas estações de inspeção, ajudando a atender às metas da fábrica para redução geral de consumo de energia.

 

Conclusão

A troca das luminárias de vapor de mercúrio por luminárias LED UV pode apresentar seus próprios desafios, frequentemente forçando a escolha entre a intensidade e a área do feixe. A luminária estacionária ST700 oferece os dois, alta intensidade e ampla área de feixe, para atender a esses desafios.

A ST700 permite melhorias significativas na consistência e confiabilidade das inspeções, enquanto aumenta a segurança e a ergonomia do sistema como um todo.

 

Quer testar a luminária estacionária de luz LED ultravioleta ST700? Entre em contato com nossa equipe.

Saiba mais sobre a luminária estacionária de luz LED ultravioleta, ST700 da Magnaflux.

Please wait while we gather your results.

Artigos Relacionados

No documents were found matching your criteria.

ASSINE

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 5197.7500

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2024 Magnaflux - Todos os Direitos Reservados.
top