Como manter o desempenho do sistema de ensaio por líquido penetrante

  •  

Saiba como os líquidos penetrantes podem perder performance com o passar do tempo e o que fazer para garantir a sua confiabilidade.

Cheri Stockhausen, Gerente de Produto

 

Penetrant Testing in Magnaflux Lab

 

Embora os líquidos penetrantes sejam cuidadosamente desenvolvidos para resistir ao rigoroso ambiente da indústria, qualquer material está sujeito à contaminação e degradação, e os materiais penetrantes não são uma exceção.

A Magnaflux recomenda que todos os usuários façam verificações frequentes dos penetrantes em uso a fim de assegurar a conformidade com os padrões da indústria, garantir a compatibilidade dos materiais penetrantes e manter a qualidade do desempenho do sistema de líquidos penetrantes nas inspeções. Testes regulares também ajudam a estabelecer o ponto da perda de desempenho e da falha do material.

 

Causas de contaminação e degradação

Algumas unidades aplicam penetrantes uma única vez. Outros armazenam os penetrantes em tanques ou recipientes fechados até serem utilizados. No entanto, a maioria das unidades usam o método de imersão no qual o material em excesso é retirado após a aplicação na peça. Com o método de imersão, os tanques frequentemente ficam expostos ao ambiente e isso aumenta a possibilidade de contaminação. Penetrantes utilizados desta maneira devem ser verificados periodicamente, examinando mudanças de cor ou consistência, a fim de garantir o desempenho aceitável para o processo de inspeção.

A contaminação de materiais penetrantes pode ser causada por:​

  • Água: o contaminante mais comum, por meio da lavagem descuidada, de vazamento de canos ou de peças pré-lavadas que não estavam totalmente secas. A água não é nociva até que a taxa de tolerância da água do penetrante seja atingida.
  • Pó, terra e sólidos insolúveis: A limpeza inadequada ou a queda de matéria no tanque pode causar contaminação.
  • Materiais orgânicos: óleos, lubrificantes, tintas, graxas e solventes orgânicos, como gasolina, solventes de limpeza ou líquido desengordurante, podem causar contaminação se não tiverem sido pré-limpos adequadamente. Embora os penetrantes possam absorver grandes quantias de óleos e solventes, a fluorescência será diminuída e a lavabilidade será afetada.
  • Limpadores alcalinos e ácidos: Os contaminantes mais graves, os limpadores alcalinos e ácidos podem destruir a fluorescência logo no contato com o material. Além disso, alguns limpadores alcalinos contêm metassilicato, que pode impedir que penetrantes entrem em fissuras.

Outras causas de degradação de penetrante incluem:​

  • Calor: Em alguns casos, o calor pode ser usado para acelerar a penetração. No entanto, a exposição prolongada a temperaturas acima de 60 °C pode reduzir a fluorescência dos penetrantes. Temperaturas acima de 121 °C destruirão completamente a fluorescência.
  • Evaporação: Os penetrantes armazenados em tanques abertos sofrerão evaporação contínua, especialmente se estiverem armazenados em tanques grandes e expostos a temperaturas mais quentes. A evaporação causa um aumento de viscosidade, o que aumenta a duração do ensaio, assim elevando o tempo de trabalho e os custos de inspeção.
  • Equipamentos defeituosos: Equipamentos e acessórios não calibrados ou defeituosos também podem comprometer os sistemas penetrantes. Por exemplo, termostatos ou controles de fornos de secagem que foram configurados de maneira inadequada podem levar a leituras de temperatura do forno incorretas. Além disso, os medidores de pressão d'água podem funcionar incorretamente ou a potência de luminárias de luz ultravioleta pode diminuir.

Os efeitos da contaminação e degradação dependerão do tipo e da dimensão da contaminação, mas o teste frequente dos materiais penetrantes é fundamental para identificar problemas e preservar o desempenho. Qualquer mudanças na cor ou consistência do material devem ser informadas imediatamente a fim de garantir resultados de inspeção consistentes.

 

 

Opções e diretrizes de testes

O teste do sistema penetrante pode ser realizado no local ou por um provedor de serviços externo. A ASTM E1417 estabeleceu padrões para as verificações de desempenho para os materiais em uso. 

As unidades que ainda não possuem instrumentação ou a capacitação necessária para realizar testes no local podem usufruir do serviço Magnaflux PeneCert™. Os serviços de testes do PeneCert utilizam equipamentos de ponta para fornecer certificação de conformidade dos materiais em uso para vários padrões.

Precisa melhorar o seu processo de inspeção? Entre em contato com a nossa equipe.

Conheça nosso serviço de avaliação de produtos em uso, saiba mais sobre o Magnaflux PeneCert™.

Please wait while we gather your results.

Artigos Relacionados

No documents were found matching your criteria.

ASSINE

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 5197.7500

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2024 Magnaflux - Todos os Direitos Reservados.
top