A Revisão J da Nadcap que possui listas de verificação de auditoria de ensaio não destrutivo para penetrante (AC7114/1) e partícula magnética (AC7114/2) entrou em vigor este ano.
Para os fornecedores da indústria aeroespacial que possuem a certificação Nadcap, essas últimas listas de verificação passaram a incluir questões específicas às luminárias de luz LED ultravioleta. Para estarem em conformidade, as luminárias devem ser certificadas pelo fabricante, e muitos detalhes adicionais devem ser acrescentados aos procedimentos por escrito que tratam do seu uso.
Listamos aqui o teor dessas alterações e como é possível obter conformidade com os novos requisitos de auditoria da Nadcap.
Há evidência do fabricante que valide o pico do comprimento de onda correto da saída?
(AC7114/1 Rev J parágrafo 3.5.1 e AC7114/2 Rev J parágrafo 3.3.1)
Certifique-se de a certificação do fabricante para a luminária LED UV inclua a validação do pico do comprimento de onda e mantenha sua certificação original prontamente acessível para mostrar a um auditor.
A certificação ASTM E3022 incluída com cada luminária LED UV portátil EV6000 mostra a validação do pico do comprimento de onda na faixa de 365 ± 5 nm.
Se uma luminária LED UV alimentada por bateria estiver em uso, há um procedimento para garantir que a intensidade correta da luz UV seja mantida por todo o período de uso?
(AC7114/1 Rev J parágrafo 5.13.8 e AC7114/2 Rev J parágrafo 5.4.8)
Se estiver usando uma luminária LED UV alimentada por bateria, então seus procedimentos devem definir o que fazer caso a intensidade UV-A da luminária caia abaixo de 1.200 µW/cm2.
As lanternas LED UV-A (pequenas fontes de luz UV-A alimentadas por bateria) são utilizadas somente para inspeções localizadas (por ex., reparos com solda, inspeções de perfurações, áreas de difícil alcance)?
(AC7114/1 Rev J parágrafo 5.13.9 e AC7114/2 Rev J parágrafo 5.4.9)
As luminárias LED UV-A têm configuração bastante flexível, de modo que o importante é usar a ferramenta correta para o trabalho. Lanternas são boas para pequenas inspeções pontuais e furos cegos. Mas, para a maioria das inspeções, é necessário um feixe amplo para localizar as indicações de forma consistente e rápida.
O limite mínimo aceitável é 1.200 µW/cm2 e o máximo 10.000 µW/cm2 a 38 cm?
(AC7114/1 Rev J parágrafo 5.13.10 e AC7114/2 Rev J parágrafo 5.4.10)
Certifique-se de que a certificação do fabricante para a luminária LED UV-A inclua a verificação de intensidade UV-A a 38 cm e mantenha sua certificação original prontamente acessível para apresentá-la ao auditor.
A certificação ASTM E3022 incluída em todas as EV6000 mostra a certificação de intensidade UV-A a 38 cm.
As lâmpadas UV estão em boas condições e limpas?
(AC7114/1 Rev J parágrafo 5.13.13 e AC7114/2 Rev J parágrafo 5.4.13)
Isso não é apenas uma verificação de da limpeza.
Enquanto as lâmpadas de vapor de mercúrio são muito simples, as luminárias LED usam componentes eletrônicos. Por isso, há coisas diferentes a procurar para certificar-se de que a lâmpada esteja em boas condições.
Uma inspeção técnica é o modo mais simples de demonstrar que todos os elementos LED estão funcionando e que a luminária apresenta bom desempenho.
Com configurações flexíveis, segurança aumentada e eliminação de resíduos perigosos, as luminárias LED de luz ultravioleta prometem acelerar o ensaio por líquido penetrante e a inspeção por partículas magnéticas e torná-los mais eficientes.
Ao saber onde manter a atenção e como estar em conformidade com Nadcap e outros requisitos de especificação da indústria, você pode implementar e maximizar esses benefícios em sua linha de inspeção.
Saiba como podemos auxiliar o seu processo de inspeção. Entre em contato com nossa equipe.