Diretrizes de segurança do campo magnético para operadores com marca-passos

  •  

Este artigo discute as limitações de exposição dos operadores que usam marca-passo cardíaco ao equipamento de inspeção por partículas magnéticas

Por Brian K. Batteiger, gerente de serviços de ensaio não destrutivo

Documentação

A Magnaflux fornece instruções gerais de segurança no manual de operação de todos os equipamentos. As instruções devem ser lidas atentamente antes de operar ou efetuar serviços na máquina, não somente para maior vida útil do equipamento, mas também para a segurança dos operadores. Este guia concentra-se no equipamento de inspeção por partículas magnéticas (IPM).

Com base na edição mais recente (2018) dos Limites de Tolerância (LT) e Indicadores de Exposição Biológica (IBE) publicados pelo Conselho Americano dos Higienistas Industriais Governamentais (www.acgih.org), a Magnaflux atualizou seu guia para usuários de marca-passo cardíaco (ou dispositivos médicos similares) conforme segue:

“De acordo com as recomendações da Conferência Americana dos Higienistas Industriais Governamentais (ACGIH), os inspetores com marca-passo cardíaco ou dispositivos médicos similares devem evitar a exposição aos campos magnéticos acima de 1,0 gauss. Há vários marca-passos cardíacos com diferentes suscetibilidades a campos magnéticos. Antes de operar este equipamento, os usuários devem verificar as limitações dos marca-passos com seu médico e saber exatamente o que devem evitar e se eles podem se expor a campos magnéticos.”

 

Devido à ampla variedade de Equipamento de partículas magnéticas produzida pela Magnaflux, cada instalação deverá realizar uma avaliação de risco para determinar a distância exata do equipamento de partículas magnéticas que o campo magnético diminui abaixo do limite de 1,0 gauss. Isso pode ser realizado usando tanto um Indicador de campo calibrado como um Gaussímetro digital (sonda de Efeito Hall) calibrado, ambos disponibilizados pela Magnaflux.

 

Acessórios

Os indicadores de campo magnético da Magnaflux, também conhecidos como gaussímetros ou medidores de campo magnético, são usados para verificar o magnetismo residual após o ensaio de partícula magnética em áreas em torno do equipamento. Eles medem a quantidade de magnetismo residual em uma peça quando a agulha do indicador é posicionada contra uma peça magnetizada. Os indicadores de campo estão disponíveis em modelos calibrados para uso geral e podem ser recalibrados nos Centros de Serviço Autorizados da Magnaflux.

O gaussímetro portátil (medidor digital de Efeito Hall) mede a força dos campos magnéticos de corrente alternada (CA) e de corrente contínua (CC). O gaussímetro digital portátil inclui uma tela LCD de fácil leitura e operação simples por botoeira. Cada medidor digital de Efeito Hall está equipado com uma sonda transversal, uma câmara de zero gauss, baterias, manual de operação e um estojo. A calibração rastreável total de 7 pontos é incluída em cada medidor.

Conclusão

Lembre-se de que o equipamento de partículas magnéticas e as condições de trabalho variam, portanto, os operadores com marca-passo cardíaco devem verificar as limitações dos marca-passos com seu médico e saber exatamente o que devem evitar e se eles podem se expor a campos magnéticos antes de operar o equipamento de partículas magnéticas.

Publicado em 26 de junho de 2018

Please wait while we gather your results.

Artigos Relacionados

No documents were found matching your criteria.

ASSINE

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 5197.7500

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2024 Magnaflux - Todos os Direitos Reservados.
top