Por David Geis, Gerente do produto

Nada no ensaio de líquido penetrante gera mais controvérsia do que os padrões de defeitos conhecidos. Há tantas opiniões quanto há no nível III e ainda mais. Não deveria ser surpresa que o teste diário de desempenho do sistema e o processamento dos padrões de defeitos conhecidos estariam entre os 5 principais resultados de auditoria da Nadcap há anos. Entre maio de 2017 e 2018, houve mais de 70 resultados registrados para demonstração do teste de desempenho do sistema, tornando-o o NCR nº 2 dos sistemas de penetrante. Além disso, foi melhor do que no ano anterior, com cerca de 190 NCRs registrados. O que você precisa fazer para garantir que está em conformidade?
Na lista de verificação do penetrante AC7114/1, a seção 5.9 abrange a verificação de desempenho do sistema.
Uma vez que a verificação de desempenho do sistema é um comparativo, a intenção aqui é estabelecer o desempenho inicial do painel em seu sistema específico com seus materiais e parâmetros de operação. Algumas vezes, os usuários de penetrantes solicitam que forneçamos a figura de uma linha de base de um padrão de defeito conhecido. Não podemos fazer isso, pois nosso laboratório PeneCert utiliza materiais e parâmetros padronizados. Embora nosso serviço PeneCert possa realizar uma verificação de degradação do painel (veja abaixo), isso não é o mesmo que estabelecer uma linha de base em seu próprio sistema.
O desempenho do sistema deve ser verificado pelo menos antes de usá-lo. Se o sistema é usado diariamente, é necessário realizar a verificação, pelo menos, uma vez ao dia. Se o sistema é usado periodicamente, é necessário realizar a verificação somente antes de usá-lo. A intenção aqui é certificar-se de que todos os materiais em uso ainda apresentam o mesmo desempenho estabelecido na linha de base.
Assim como todas as verificações de qualidade, os resultados devem ser registrados. A intenção aqui é documentar que o sistema apresenta o mesmo desempenho estabelecido na linha de base. Para painéis de teste TAM 146040 ou painéis KDS, o número e a aparência das estrelas devem ser observados e comparados com a linha de base estabelecida (foto ou outro registro). Qualquer alteração no número ou na aparência deve ser investigada.
É aqui que a maioria das descobertas de auditoria ocorre — demonstrando a verificação do desempenho do sistema ao auditor. O padrão de defeito conhecido deve ser executado no sistema do penetrante (ou processado com os mesmos materiais e parâmetro), e o inspetor deve comparar os resultados com a linha de base estabelecida para aquele painel específico do sistema. A intenção é confirmar o seguimento dos procedimentos de verificação do sistema.
A verificação de desempenho do sistema é uma comparação com a linha de base estabelecida. A intenção aqui é certificar-se de que qualquer alteração no desempenho seja investigada, para que ações corretivas possam ser tomadas. Uma redução no desempenho pode ser resultado da contaminação do penetrante, concentração incorreta do emulsificador, contaminação do revelador, tempos de estabelecimento incorretos ou até mesmo problemas com os controles da secadora. Os procedimentos devem estar em vigor para determinar a causa da alteração.
Os requisitos para os padrões de defeitos conhecidos estão na seção 5.10 da lista de verificação.
A causa mais comum de uma verificação malsucedida de desempenho do sistema é a limpeza inadequada do padrão de defeito conhecido. Os painéis devem ser totalmente limpos imediatamente após o uso e armazenados da maneira correta para evitar o acúmulo de materiais nas falhas artificiais. A intenção aqui é certificar-se de que os procedimentos detalhados estão em vigor para manter os padrões de defeitos conhecidos em boas condições.
Os padrões de defeitos conhecidos mais comuns são os painéis de teste TAM 146040. São painéis de aço com revestimento de cromo rígido que é tensionado para produzir as trincas características de estrelas. É claro que as trincas aumentam com o tempo (por isso que realizamos primeiro o ensaio não destrutivo). A intenção aqui é verificar o painel com os materiais padrão e os parâmetros para determinar se ele mudou de maneira que distorça os resultados. Esta verificação da degradação pode ser realizada no local ou enviada a um laboratório externo, tal como nosso serviço PeneCert.
Depois de realizar a verificação da degradação, usando os parâmetros e os materiais padrão, deve-se comparar os resultados com o último desempenho padrão. No caso dos painéis do tipo estrela, o tamanho das indicações deve estar dentro do intervalo de 30% dos resultados anteriores. No caso de Ni-Cr ou outros painéis, o número de indicações visíveis deve estar dentro do intervalo de 30% dos resultados anteriores. A intenção aqui é garantir que o padrão de defeito conhecido ainda está dentro da tolerância em relação ao desempenho original, e não introduzir tendências que distorçam as verificações diárias do desempenho do sistema.
Vários assinantes da Nadcap adicionaram requisitos para a verificação do desempenho do sistema e para padrões de defeitos conhecidos. Esses requisitos adicionados são encontrados na lista de verificação complementar AC7114/1S. Assegure-se de verificar o complemento e informativos em eAuditNet.com e obtenha detalhes para certificar-se de que seu sistema de penetrante está em total conformidade.
As listas de verificação e informativos de auditoria da Nadcap podem ser baixados em www.eauditnet.com. Os clientes que são fornecedores Nadcap terão seu próprio login.
Publicado em 25 de setembro de 2018
Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050
Tel: +55 (11) 5197.7500