Uma vantagem das luminárias LED UV é que elas apresentam intensidade total desde o instante em que são ligadas, diferente das luminárias de luz ultravioleta de vapor de mercúrio tradicionais que requerem 10 a 15 minutos para alcançar a intensidade total. Portanto, pode ser confuso quando o boletim técnico de uma luminária LED UV menciona um tempo de “estabilização”.
Então como a luminária LED tem ligação instantânea, mas ainda necessitar de tempo para estabilizar?
Para responder, vamos detalhar como diferentes luminárias trabalham.
LED´s x Lâmpada de Vapor de Mercúrio
Com uma luminária de vapor de mercúrio tradicional, a luz é gerada a partir de um arco de alta voltagem através do mercúrio vaporizado dentro do bulbo. Quando a lâmpada é ligada, um circuito de partida gera calor dentro do bulbo que vaporiza o mercúrio no bulbo até ser suficiente para atingir o arco principal através do vapor.
Demora cerca de 10 a 15 minutos para ter vapor de mercúrio suficiente dentro do bulbo a fim de produzir intensidade total. Daí resulta o tempo de “aquecimento” para uma lâmpada de vapor de mercúrio tradicional: o bulbo precisa literalmente aquecer-se para gerar luz.
Os LEDs apresentam uma resposta oposta. Um LED é um chip semicondutor que emite luz quando a corrente passa através dele. Em geral, os semicondutores são mais eficientes quando estão frios, portanto, um LED possui máxima eficiência (ou seja, emite o máximo de luz) logo que a lâmpada é alimentada.
O fluxo de corrente passando pelo chip do LED o aquece, o que reduz a eficiência. Isso significa que conforme uma luz de LED é usada, a quantidade de luz gerada diminui. Para gerenciar esse efeito, as luminárias LED são projetadas para afastar o calor dos chips de LED até estabilizar a temperatura geral.
É por isso que as luminárias de luz LED têm um tempo de “estabilização” em vez de um tempo de “aquecimento”: a intensidade vai cair até a temperatura se estabilizar. Mas é importante estar ciente de que a eficiência do LED trabalha nos dois sentidos: desligar uma luminária LED esfriará os chips do LED e sua eficiência aumentará. Portanto, a luminária LED UV voltará a sua intensidade máxima na próxima vez que for ligada
A ASTM E3022 exige que os fabricantes de luminárias caracterizem o tempo de estabilização para luminárias LED. A operação estável é definida como uma variação de até 5% em 3 diferentes medições feitas com 30 minutos de intervalo.
Por exemplo, um tempo de estabilização de 5 minutos significa que a intensidade diminuirá durante os primeiros 5 minutos de operação, mas permanecerá estável em +/-5% após esse período. A ASTM E3022 também define um limite para que a intensidade total não caia mais que 10% entre a alimentação e a estabilização.
A compreensão da diferença entre os tempos de “aquecimento” e “estabilização” explica a folha de dados de uma luminária LED UV inclui informações sobre o tempo de estabilização. As lâmpadas ultravioletas de vapor de mercúrio precisam se aquecer fisicamente para obter a intensidade total, enquanto as luzes LED apresentam a intensidade total imediatamente após serem alimentadas, mas essa intensidade diminuirá lentamente até a temperatura se estabilizar.
Aprendeu a diferença e os benefícios da tecnologia nas luminárias de LED?