
O método de inspeção por líquido penetrante é um ensaio não destrutivo utilizado para detecção de defeitos abertos na superfície. Ele pode ser usado em materiais como alumínio, magnésio, latão, cobre, ferro fundido, aço, aço inoxidável, carbonetos, estelita, certos plásticos e cerâmicas. Os elementos essenciais do método são: penetração do defeito pelo líquido penetrante; remoção do excesso de penetrante da superfície; revelação da indicação; inspeção. Uma indicação em vermelho profundo marcará o defeito.
As superfícies devem estar livres de materiais estranhos e tinta. Graxa, óleos etc., evitam a penetração e devem ser removidos por pré-limpeza com limpador/removedor ou por solvente desengordurante. Escala, areia, sujeira etc., retêm o penetrante e dificultam a remoção, portanto, é necessária pré-limpeza com escova de aço ou similar. A tinta deve ser removida das áreas a serem testadas.
Defeitos serão marcados por uma indicação vermelho profundo. Uma linha ou linha pontilhada marca uma rachadura, dobra, ruptura de forja ou fendas de forjamento. Se forem largos e profundos, a indicação aumentará e se espalhará. Porosidade, encolhimento, falta de adesão e vazamentos aparecerão como pontos ou áreas locais de cor. Essas condições também aumentarão e se espalharão se o defeito for grande ou extenso.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe.
Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050
Tel: +55 (11) 5197.7500