Os usuários de partícula magnética fora da indústria aeroespacial usavam tipicamente o Guia da norma ASTM E709 para ensaio de partícula magnética como sua norma de base para os procedimentos. Todas as normas ASME, AWS e API usam a ASTM E709 como uma referência para elaborar seus requisitos específicos.
Entretanto, a partir de uma perspectiva da ASTM, E709 é oficialmente um “Guia”, que a ASTM define como “um compêndio de informações ou série de opções que não recomendam um curso de ação específico. Um guia amplia o conhecimento das informações e abordagens em uma determinada área subjetiva.” Isso significa que ele fornece informações e recomendações, mas ele não inclui realmente quaisquer requisitos rigorosos.
Por isso há também as práticas de normas como Prática da norma ASTM E1444 para ensaio de partícula magnética. De acordo com a ASTM, uma prática é “um conjunto definitivo de instruções para realizar uma ou mais operações ou funções específicas que não produzem um resultado de teste. Exemplos de práticas incluem, mas não se limitam a: aplicação, avaliação, limpeza, coleta, descontaminação, inspeção, instalação, preparação, amostragem, exibição e treinamento.”
O problema que muitos profissionais de ensaio não destrutivo se deparam ao tentar usar a norma ASTM E1444 é que ela inclui várias práticas específicas da indústria aeroespacial que não são apropriadas a outras indústrias.
Para solucionar esta questão técnica, o comitê da ASTM formou um grupo de tarefa em 2014 para elaborar uma nova prática da norma que inclua requisitos rigorosos, mas que seja orientado para mais aplicações industriais.
Após dois anos de trabalho, o resultado foi uma nova norma — Prática da norma ASTM E3024 para partícula magnética para a indústria em geral.
Com a ASTM E3024, os requisitos específicos da indústria aeroespacial não foram impostos às aplicações industriais, como inspeções de lingote, tubo, metal em pó, tubulação, tanque ou solda. Mas ao mesmo tempo, a calibração e verificações de confiabilidade do equipamento são melhoradas e normalizadas.
Olhando para o futuro, as normas da indústria, tais como ASME, AWS e API, serão atualizadas com referência a este novo documento. Como resultado, teremos inspeções por partículas magnéticas consistentes em todos os setores, que simplificarão o treinamento necessário para usuários e inspetores.
Com a publicação da ASTM E3024, o comitê da ASTM está trabalhando para atualizar também a E1444.
A oportunidade para tornar a ASTM E1444 um documento somente para a indústria aeroespacial promete simplificar bastante esta prática, pois requisitos para pós secos e inspeção visível serão removidos ou referenciados a ASTM E3024. Certamente, as alterações à E1444 necessitarão de tempo para garantir que os detalhes estão corretos e que todas as mudanças são apropriadas; mas podemos aguardar uma E1444 simplificada no futuro.
Quer aprimorar o seu processo de inspeção? Entre em contato com nossa equipe.
Publicado em 3 de abril de 2018