Intensidade de UV-A: o que tem de especial? Cerca de 5.000 µW?

  •  

A maioria das lâmpadas UV-A no mercado está configurada para fornecer 5.000 µW / cm2 a uma distância de 15 in / 38 cm. O que há de tão especial nesses números?

Por David Geis, gerente de produtos

Física da Luz

A intensidade da luz segue uma lei do inverso do quadrado. Digamos que há uma lâmpada brilhante a um metro de distância de você. Se você se mudar para 2 metros, a luz da lâmpada não será tão brilhante, será um quarto mais brilhante. Indo mais longe a 3 metros, reduz para 1/9 a intensidade original. Funciona da mesma forma que você se aproxima também. A mesma lâmpada será 4 vezes mais brilhante a 50 cm de distância e 16 vezes mais brilhante a apenas 25 cm. O que isso significa para nós é que a distância até a lâmpada é tão importante quanto a quantidade de luz que ela expõe.
 
Para comparar a intensidade das lâmpadas UV-A na inspeção fluorescente, nossa indústria definiu uma distância padrão de 15 in / 38 cm como referência. Usando uma distância padrão, o desempenho relativo de diferentes lâmpadas pode ser comparado diretamente.
 

Visão humana

A irradiância UV-A é necessária para fazer com que os materiais de partículas penetrantes e magnéticas fiquem fluorescentes (isso é o que os torna visíveis). Quanto mais UV-A estiver disponível, mais brilhante será a fluorescência. Mas existem limites. ASTM E2297 e E1316 definem a luz UV-A como comprimentos de onda entre 320-400 nm e definem a luz visível como comprimentos de onda entre 400-760 nm. Mas na natureza, o espectro de luz é contínuo. Não há diferença natural entre o que chamamos de UV-A e o que chamamos de luz visível - essas são divisões artificiais. A visão humana, da mesma forma, é contínua. Não há limite de linha dura do que o olho pode perceber, e a percepção da luz muda à medida que envelhecemos. Olhos mais jovens podem perceber a luz até 390 nm (mesmo que tecnicamente definimos isso como UV-A), e se não houver outra fonte de luz, mesmo comprimentos de onda menores até 380 nm podem ser vistos como luz violeta profunda.
 
No ambiente escuro de uma cabine de inspeção, a visão humana pode perceber alguma luz UV-A. Embora a fluorescência aumente com o aumento de UV-A, há retornos decrescentes até onde você pode ver. Muito UV-A pode dominar uma indicação fluorescente - isso é comumente chamado de “brilho oculto”.
 

Estudos de Intensidade de UV-A

Estudos sobre o efeito da intensidade de UV-A sobre a fluorescência demonstraram que os corantes e pigmentos usados ​​em materiais penetrantes e partículas magnéticas podem degradar com uma exposição prolongada a uma irradiação muito intensa. A exposição a altos níveis de UV-A ao longo do tempo diminuirá a quantidade de luz fluorescente produzida. Este efeito é comumente descrito como "fluorescente fade".
 
Para proteger contra o brilho do véu e o desbotamento fluorescente, foram estabelecidas intensidades máximas de UV-A. Os detalhes variam de acordo com o padrão da indústria, OEM, Prime e aplicativo. Muitas autoridades permitem intensidades de UV-A de até 10.000 µW / cm2, mas o tempo de exposição deve ser limitado para evitar o desbotamento fluorescente. A intensidade máxima de 5.000 µW / cm2 de acordo com a ISO 3059 é comumente aceita como segura para exposições prolongadas.

 

Conclusão

Temos uma distância padrão de 15 in / 38 cm, graças à maneira como a luz funciona. E temos uma intensidade máxima de 5.000 µW / cm2, graças à forma como a visão humana e a fluorescência funcionam. É fácil usar essas duas figuras juntas: 5.000 µW / cm2 a 15 pol / 38 cm. Com tantas fontes de luz diferentes disponíveis, essa combinação não funciona em todos os casos.
 
As preocupações que levam à intensidade máxima são sobre a intensidade na superfície do exame, independentemente da distância da lâmpada. Enquanto uma lâmpada de mão pode ser comumente usada na distância padrão de 15 in / 38 cm, uma tocha ou lanterna será usada muito mais próxima. E as luminárias estacionárias suspensas são usadas a distâncias muito maiores do que o padrão. Em todos os casos, a intensidade de UV-A na superfície do exame precisa ser controlada. Uma tocha que forneça 5.000 µW / cm2 a uma distância de 5 pol / 13 cm é muito útil para um exame detalhado de furos e espaços apertados. Mas no padrão 15 in / 38 cm, a intensidade seria inferior a 560 µW / cm2. Da mesma forma, uma luminária no teto que fornecesse 5.000 µW / cm2, enquanto montada a 2,5 pés / 0,76 m acima da superfície de inspeção, seria de aproximadamente 10.000 µW / cm2 na distância padrão.
 
Nestes exemplos, a tocha e o suporte suspenso têm intensidades muito diferentes na distância padrão. Mas quando eles são usados ​​como projetados e destinados, eles são perfeitamente aceitáveis. Isso porque o ISO 3059 e outros padrões definem o limite máximo de intensidade de 5.000 µW / cm2 na superfície do exame, e não a uma distância padrão de 15 in / 38 cm.

 

Solução

O ST700 foi projetado para atender às especificações da lâmpada de inspeção, maximizando a área disponível para realização de exames. O ST700 é uma luminária fixa destinada a ser montada à distância das superfícies de exame, dando ao inspetor amplo espaço para trabalhar. Para fornecer quantidade suficiente de UV-A para realizar exames durante a montagem a uma distância de até 36 pol / 0,9 m, o ST700 está configurado para 7.000 µW / cm2 na distância padrão de 15 pol / 38 cm. Ao trabalhar com as especificações da Rolls-Royce e da Airbus, isso significa uma distância mínima de trabalho de 24 pol / 61 cm.

 

Publicado a 14 de agosto de 2018

JOIN OUR MAILING LIST TO RECEIVE THE LATEST NDT INSIGHTS AND ARTICLES FROM MAGNAFLUX

Quer ficar por dentro dos últimos insights sobre NDT e artigos da Magnaflux?

Assine as atualizações do Magnaflux acima para receber novas notícias na sua caixa de entrada uma vez por semana.

Please wait while we gather your results.

Related Blog Entries

Learn how to achieve a high intensity beam of light with UV LEDs for NDT inspection

3 Facts About LED Optics and The Impact of Ultraviolet Light

Learn how to achieve a high intensity beam of light with UV LEDs for NDT inspection

Read More...

4 Monthly Checks Required for all LED Inspection-Grade Lamps

4 Monthly Checks Required for all LED Inspection-Grade Lamps

User-check requirements for LED UV-A lamps, and how to plot the beam of an LED UV-A lamp for Airbus AITM6-1001 Issue 11

Read More...

Why Do I Get Over 2 Foot-Candle / 20 Lux Visible Light from My LED UV-A Lamp?

Why Do I Get Over 2 Foot-Candle / 20 Lux Visible Light from My LED UV-A Lamp?

A quick history of the visible light emissions requirement, where it is today, and an overview of UV meters

Read More...

ASSINE

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 5197.7500

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2024 Magnaflux - Todos os Direitos Reservados.
top