Física da Luz
A intensidade da luz segue uma lei do inverso do quadrado. Digamos que há uma lâmpada brilhante a um metro de distância de você. Se você se mudar para 2 metros, a luz da lâmpada não será tão brilhante, será um quarto mais brilhante. Indo mais longe a 3 metros, reduz para 1/9 a intensidade original. Funciona da mesma forma que você se aproxima também. A mesma lâmpada será 4 vezes mais brilhante a 50 cm de distância e 16 vezes mais brilhante a apenas 25 cm. O que isso significa para nós é que a distância até a lâmpada é tão importante quanto a quantidade de luz que ela expõe.
Para comparar a intensidade das
lâmpadas UV-A na inspeção fluorescente, nossa indústria definiu uma distância padrão de 15 in / 38 cm como referência. Usando uma distância padrão, o desempenho relativo de diferentes lâmpadas pode ser comparado diretamente.
Visão humana
A irradiância UV-A é necessária para fazer com que os materiais de partículas penetrantes e magnéticas fiquem fluorescentes (isso é o que os torna visíveis). Quanto mais UV-A estiver disponível, mais brilhante será a fluorescência. Mas existem limites. ASTM E2297 e E1316 definem a luz UV-A como comprimentos de onda entre 320-400 nm e definem a luz visível como comprimentos de onda entre 400-760 nm. Mas na natureza, o espectro de luz é contínuo. Não há diferença natural entre o que chamamos de UV-A e o que chamamos de luz visível - essas são divisões artificiais. A visão humana, da mesma forma, é contínua. Não há limite de linha dura do que o olho pode perceber, e a percepção da luz muda à medida que envelhecemos. Olhos mais jovens podem perceber a luz até 390 nm (mesmo que tecnicamente definimos isso como UV-A), e se não houver outra fonte de luz, mesmo comprimentos de onda menores até 380 nm podem ser vistos como luz violeta profunda.
No ambiente escuro de uma cabine de inspeção, a visão humana pode perceber alguma luz UV-A. Embora a fluorescência aumente com o aumento de UV-A, há retornos decrescentes até onde você pode ver. Muito UV-A pode dominar uma indicação fluorescente - isso é comumente chamado de “brilho oculto”.
Estudos de Intensidade de UV-A
Estudos sobre o efeito da intensidade de UV-A sobre a fluorescência demonstraram que os corantes e pigmentos usados em materiais penetrantes e partículas magnéticas podem degradar com uma exposição prolongada a uma irradiação muito intensa. A exposição a altos níveis de UV-A ao longo do tempo diminuirá a quantidade de luz fluorescente produzida. Este efeito é comumente descrito como "fluorescente fade".
Para proteger contra o brilho do véu e o desbotamento fluorescente, foram estabelecidas intensidades máximas de UV-A. Os detalhes variam de acordo com o padrão da indústria, OEM, Prime e aplicativo. Muitas autoridades permitem intensidades de UV-A de até 10.000 µW / cm2, mas o tempo de exposição deve ser limitado para evitar o desbotamento fluorescente. A intensidade máxima de 5.000 µW / cm2 de acordo com a ISO 3059 é comumente aceita como segura para exposições prolongadas.
Conclusão
Temos uma distância padrão de 15 in / 38 cm, graças à maneira como a luz funciona. E temos uma intensidade máxima de 5.000 µW / cm2, graças à forma como a visão humana e a fluorescência funcionam. É fácil usar essas duas figuras juntas: 5.000 µW / cm2 a 15 pol / 38 cm. Com tantas fontes de luz diferentes disponíveis, essa combinação não funciona em todos os casos.
As preocupações que levam à intensidade máxima são sobre a intensidade na superfície do exame, independentemente da distância da lâmpada. Enquanto uma lâmpada de mão pode ser comumente usada na distância padrão de 15 in / 38 cm, uma tocha ou lanterna será usada muito mais próxima. E as
luminárias estacionárias suspensas são usadas a distâncias muito maiores do que o padrão. Em todos os casos, a intensidade de UV-A na superfície do exame precisa ser controlada. Uma tocha que forneça 5.000 µW / cm2 a uma distância de 5 pol / 13 cm é muito útil para um exame detalhado de furos e espaços apertados. Mas no padrão 15 in / 38 cm, a intensidade seria inferior a 560 µW / cm2. Da mesma forma, uma luminária no teto que fornecesse 5.000 µW / cm2, enquanto montada a 2,5 pés / 0,76 m acima da superfície de inspeção, seria de aproximadamente 10.000 µW / cm2 na distância padrão.
Nestes exemplos, a tocha e o suporte suspenso têm intensidades muito diferentes na distância padrão. Mas quando eles são usados como projetados e destinados, eles são perfeitamente aceitáveis. Isso porque o ISO 3059 e outros padrões definem o limite máximo de intensidade de 5.000 µW / cm2 na superfície do exame, e não a uma distância padrão de 15 in / 38 cm.
Solução
O ST700 foi projetado para atender às especificações da lâmpada de inspeção, maximizando a área disponível para realização de exames. O ST700 é uma luminária fixa destinada a ser montada à distância das superfícies de exame, dando ao inspetor amplo espaço para trabalhar. Para fornecer quantidade suficiente de UV-A para realizar exames durante a montagem a uma distância de até 36 pol / 0,9 m, o ST700 está configurado para 7.000 µW / cm2 na distância padrão de 15 pol / 38 cm. Ao trabalhar com as especificações da Rolls-Royce e da Airbus, isso significa uma distância mínima de trabalho de 24 pol / 61 cm.
Publicado a 14 de agosto de 2018