Brian K. Batteiger, Gerente de Serviços

Assim como a troca de óleo do carro, cuidados básicos de prevenção são uma forma fácil e barata para os profissionais de ensaios não destrutivos obterem o melhor de suas inspeções por partículas magnéticas e para garantirem que seus investimentos na máquina de partículas magnéticas durem. Isso não evitará que toda e qualquer falha venha a ocorrer. Posso garantir, no entanto, que se você jamais retirar os painéis de ventilação da máquina para verificar os ventiladores de arrefecimento ou para remover a poeira e limpar a sujeira dos retificadores, sua máquina, em algum momento, desenvolverá problemas, assim como um carro que não tem seu óleo trocado há anos.
Uma das razões pelas quais profissionais de ensaios não destrutivos não prestam mais atenção à manutenção do equipamento de partículas magnéticas é considerarem padrões como a ASTM E1444 como uma diretriz operacional, não um conjunto de requisitos mínimos. Embora seja importante calibrar regularmente seus medidores para obter a melhor precisão, ter seu temporizador de disparos verificado e conferir a repetibilidade do resultado, isso pode não ser o suficiente para manter seu equipamento no máximo do desempenho.
Já vi várias vezes em que o amperímetro estava precisamente calibrado na máquina, com uma tolerância muito mais restrita do que a exigida pelas especificações, mas a forma de onda que a máquina produzia (que é a responsável pela magnetização da peça) não era correta. Nestes casos, as empresas simplesmente sabiam qual corrente estava sendo aplicada à peça, mas não sabiam se as peças haviam sido magnetizadas de modo suficiente ou correto. Quem deseja assumir esse tipo de risco?
A boa notícia é que mesmo que você não venha mantendo sua máquina de partículas magnéticas em forma com a manutenção regular, é possível começar a fazer verificações simples de manutenção imediatamente.
Todos os dias, os operadores devem realizar inspeções visuais dos componentes exteriores do equipamento de partículas magnéticas. Alguns elementos a serem buscados são o desgaste dos fios e dos cabos ou conexões frouxas em mangueiras e encaixes.
A cada semana, o operador deve verificar e limpar o tanque, ventiladores e filtro de ar, se necessário. Algumas vezes, a manutenção preventiva pode ser um pouco mais “preventiva” em sua natureza, dependendo do ambiente onde a unidade se encontra. Por exemplo, em fundições e instalações com o ar oleoso e engraxado, é preciso analisar as máquinas com maior frequência para minimizar os tempos de inatividade. Embora nossas máquinas sejam ótimas para detectar defeitos com partículas magnéticas, o ar oleoso e as partículas magnéticas não são uma boa mistura com os componentes elétricos dentro da máquina!
Embora a maior parte da manutenção preventiva seja simples e fácil de fazer, há verificações de manutenção periódicas mais avançadas para as quais você desejará ter um profissional treinado em manutenção. Como exemplo, é simples para um técnico treinado da Magnaflux verificar a estrutura da forma da onda antes de calibrar uma máquina, mas a maioria das empresas não tem o equipamento ou o conhecimento para realizar essas análises por conta própria. Além disso, os técnicos da Magnaflux conseguirão resolver problemas caso percebam algo de errado durante a manutenção.
A ideia central da manutenção preventiva é garantir que seu equipamento magnético esteja no melhor de seu desempenho e realizando o trabalho para o qual foi projetado. Posso contar várias histórias sobre ligações de clientes dizendo que sua máquina estava desativada e que eles precisavam que ela estivesse ativada imediatamente, mas que não fizeram qualquer tipo de manutenção do equipamento (ou que sequer a examinaram) por meses ou até por anos em alguns casos!
A manutenção preventiva não é uma verificação única simplesmente para riscá-la de uma lista; ela é um processo contínuo. A frequência com a qual ela precisa ser feita mudará de uma máquina para outra com base na frequência de utilização e dos tipos de peças a serem inspecionadas; quanto mais essencial for a peça, mais frequente será a manutenção.
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