Desde a tecnologia de produção e composição química até a embalagem e descarte do produto, as preocupações com o impacto ambiental dos testes de END tornaram-se parte da discussão dentro da comunidade. Esses tópicos também se tornaram uma preocupação para os usuários finais que lidam com esses produtos diariamente.
Para fornecedores e consumidores de produtos de END, avaliar e ajustar processos e produtos, investir em tecnologias inovadoras e colocar a sustentabilidade em primeiro plano são fundamentais.Veja a seguir alguns dos tópicos ambientais mais urgentes para a indústria de END.
Produção
Os processos de produção diferem muito, dependendo dos tipos de produtos e das organizações que os produzem.
No entanto, todas essas empresas têm uma preocupação comum, que é como seu trabalho impacta os ambientes, seja local ou global. Por esse motivo, os fabricantes de END precisam ter considerações ambientais e de sustentabilidade na forma como formulam e produzem seus produtos.
Formulações
Uma maneira pela qual os fabricantes de END podem lidar com as preocupações ambientais é examinar suas ofertas de produtos e avaliar como elas se alinham com as metas de sustentabilidade estabelecidas. Isso pode significar oferecer mais opções à base de água para usuários finais, produzir produtos químicos biodegradáveis de uso único ou até mesmo fazer a transição de consumíveis à base de petróleo. À medida que a comunidade de END coloca mais ênfase no impacto ambiental dos testes e inspeções, os fabricantes de END devem estar atentos às necessidades do mercado, juntamente com os efeitos que o uso do produto pode ter nos ecossistemas locais e globais.
Emissões de CO2
Outra preocupação ambiental para os fabricantes de END é a emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa durante o processo de produção. Os métodos tradicionais de geração e fabricação de energia geralmente não são tão sustentáveis em relação às tecnologias mais recentes. Felizmente, vários padrões internacionais reconhecidos podem orientar as iniciativas de sustentabilidade da produção de uma organização.
Os padrões de instalações, como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), fornecem orientação e certificação para os centros de produção de uma organização, garantindo uma produção consciente ao classificar os edifícios em uma escala que enfatiza a sustentabilidade.
Existem também padrões ambientais focados na produção, como a ISO 14001:2015, que fornecem uma estrutura para as empresas criarem e otimizarem sistemas de gestão ambiental (SGA) para minimizar seu impacto ambiental. Esta norma aborda uma ampla gama de preocupações, como uso de recursos e gerenciamento de resíduos.
Essas estruturas podem fornecer um roteiro para as empresas estabelecerem ou atingirem suas metas de sustentabilidade.
Embalagem, volumes, transporte e fornecimento
As preocupações ambientais e de sustentabilidade em torno dos testes de END não se limitam apenas ao processo de produção em si. Elas também se estendem aos processos secundários aos ensaios.
Para empresas que produzem equipamentos e realizam os ensaios, algumas contribuições incluem a embalagem de materiais, fornecimento de materiais brutos e acabados, transporte de materiais para diferentes instalações e os volumes de materiais de ensaio adquiridos e usados. Cada um desses fatores desempenha um papel desconhecido, mas essencial, no estabelecimento e garantia da sustentabilidade do END.
Embalagem do produto
Os fabricantes de produtos de END, equipamentos, químicos ou ambos, devem tentar reduzir o impacto ambiental de sua cadeia produtiva. Isso pode assumir várias formas, incluindo a transição de manuais e certificados de lote para o formato digital, fornecimento de embalagens de material reciclado ou sustentável, e redução de embalagens quando possível.
Além de reduzir o excesso de embalagens e melhorar a sustentabilidade das embalagens necessárias, os fabricantes de END podem usar recipientes feitos de materiais reciclados, majoritariamente ou totalmente recicláveis. No entanto, existem limitações para quais materiais podem ser usados devido a problemas de compatibilidade entre composições químicas para END e opções de embalagens sustentáveis, portanto, os fabricantes de END devem garantir que o risco seja gerenciado ao avaliar materiais sustentáveis.
Volumes
Para companhias com alta produtividade ou que estão aproveitando os métodos de aplicação por imersão em seus ensaios de líquido penetrante, outra consideração é a quantidade de consumíveis usados e os resíduos de embalagens que acompanham estes altos volumes de inspeções. Ao adquirir grandes quantidades de consumíveis, as organizações devem se esforçar para comprar a granel como forma de reduzir o desperdício de embalagens, ou garantir que estes grandes recipientes, como tambores, sejam provenientes de fontes sustentáveis, ou ainda, consistam em materiais reciclados.
Para empresas que trabalham no campo, onde aerossóis e recipientes menores são comuns, comprar caixas em vez de latas individuais reduzirá custos e embalagens desnecessárias.
Transporte e Fornecimento
Tanto os fabricantes de END quanto os usuários finais têm a responsabilidade de obter matérias-primas e materiais de ensaios por meio de fontes sustentáveis. A sustentabilidade nesse sentido tem duas circunstâncias, sendo a primeira o transporte de materiais.
Organizações ambientalmente conscientes devem se esforçar na busca por fontes locais de materiais. Para os fabricantes de END, isso significa localizar fornecedores de insumos locais e ambientalmente conscientes sempre que possível. Isso reduz a poluição do transporte, além de minimizar o risco de incidentes ambientais se produtos químicos não refinados forem derramados ou danificados durante longos trajetos.
Para companhias cujos ensaios são realizados em instalações gerenciadas, isso significa adquirir consumíveis de distribuidores locais, garantir que os produtos químicos sejam manuseados adequadamente ao chegar e ao serem utilizados, e que sejam armazenados com segurança quando não estiverem em uso.
Para os inspetores, simplesmente adquirir equipamentos de inspeção como yokes ou testar consumíveis como aerossóis de distribuidores autorizados ou produtores locais pode reduzir drasticamente os prazos de entrega e limitar os impactos ambientais prejudiciais do transporte de produtos por longas distâncias.
Processo
Os procedimentos e processos de teste de END podem variar muito de empresa para empresa e até mesmo dentro de uma mesma organização, de um local para outro. Segmento industrial, material e tamanho da peça, local do ensaio, requisitos de especificação e outras semânticas.
Para companhias ambientalmente conscientes, os processos e procedimentos de refino são fundamentais para reduzir o desperdício, o que limita o impacto ambiental e aumenta a produção.
Emissões de CO2
Da mesma forma que os fabricantes de END têm a responsabilidade de considerar o meio ambiente em seus pocessos de produção, os usuários finais têm a obrigação de abordar o impacto de seus processos de ensaio. Seja investindo em fontes de energia renováveis, como energia solar ou eólica, ou compensando as emissões de carbono por meio de iniciativas focadas, como as certificações LEED e ISO mencionadas anteriormente. As companhias que realizam ensaios têm a mesma responsabilidade de lidar com as emissões de CO2 e gases de efeito estufa.
Eficiência
A otimização dos processos de ensaios e garantia de qualidade é um esforço subestimado e significativamente impactante que as organizações podem realizar para abordar as preocupações ambientais (e mais amplas). Ao analisar e ajustar os procedimentos de testes, uma empresa pode obter um benefício duplo, pois a eficiência do teste é aprimorada, o que aumenta o rendimento e reduz os obstáculos à produção, e há a diminuição no desperdício durante os ensaios, o que reduz os custos. Além disso, ao adotar diretrizes de processo como a ISO 9001:2015, as organizações e equipes de ensaios podem manter a qualidade e o desempenho, o que mitiga as falhas prejudiciais ao controle de qualidade. As organizações também podem investir em tecnologia moderna, incluindo a automação de processos com as mais recentes tecnologias de END, para garantir que as inspeções sejam realizadas com consistência e repetibilidade, limitando a necessidade de novos testes.
Disposição
Uma das principais preocupações de qualquer organização que realiza testes de END é o que acontece com os consumíveis e equipamentos após concluir uma inspeção. Devido às composições exclusivas de muitos produtos químicos comuns em END, o descarte de consumíveis usados geralmente não é tão simples quanto despejar líquidos no ralo. Algumas preparações e precauções precisam ser tomadas ao descartar produtos químicos e equipamentos usados em END, especialmente relacionados à preocupações ambientais.
Produtos Usados
Quando os consumíveis chegam ao fim de sua vida útil e não são mais eficazes, ou seus recipientes estão vazios, as empresas devem descartá-los adequadamente.
Para penetrantes ou suspensões de partículas magnéticas usadas, isso significa coletar, armazenar, filtrar (se necessário) e transportar adequadamente os resíduos. Este processo pode ser realizado por uma companhia que tenha um sistema de gestão ambiental adequado ou em conjunto com parceiros locais ou internacionais, como empresas de remoção de resíduos perigosos, especificamente equipadas e treinadas para lidar com esses resíduos.
Para aerossóis e recipientes de menor volume, o processo é praticamente o mesmo. No entanto, as organizações devem ter o cuidado de esvaziar e limpar adequadamente os recipientes antes do descarte dentro das regras dos regulamentos relevantes, juntamente com o descarte adequado dos produtos químicos restantes no interior desses recipientes.
Produto não utilizado
Uma parte frequentemente esquecida do descarte de material de END é o que fazer com consumíveis não utilizados, em excesso ou vencidos. Em alguns casos, consumíveis não utilizados ou vencidos podem ser doados a instituições de ensino (se os aceitarem). Essas doações permitem que os alunos ganhem experiência prática em END, evitando que produtos químicos sejam desperdiçados. Em outros casos, as organizações devem cumprir seus regulamentos municipais, estaduais e federais locais enquanto coordenam com seus parceiros de gerenciamento de resíduos para descartar adequadamente produtos químicos vencidos ou não utilizados. Ao descartar adequadamente o excesso de consumíveis, as organizações podem garantir que violações regulatórias ou multas ocorram, e têm confiança de que seus produtos químicos não prejudicarão o meio ambiente.
Conclusão
À medida que a sustentabilidade se torna um tópico mais amplo em todo o mundo dos END, as organizações terão que tomar medidas maiores para serem ambientalmente conscientes. Felizmente, existem muitas ações que as companhias em todos os níveis da indústria de ensaios não destrutivos podem tomar para abordar a sustentabilidade. Da produção à aquisição, dos procedimentos ao descarte, as companhias podem tomar uma ampla gama de medidas para garantir que seus testes de END sejam ambientalmente conscientes e sustentáveis a longo prazo.