A pré-lavagem é o primeiro passo em qualquer inspeção por líquido penetrante. Entretanto, o papel desempenhado pela pré-lavagem em uma inspeção de líquido penetrante confiável e precisa é frequentemente subestimado.
Em algumas instalações, as operações de pré-lavagem podem não fazer parte do departamento de ensaio não destrutivo e podem estar localizadas fisicamente a distâncias consideráveis das linhas de líquido penetrante, dificultando a coordenação entre os processos de pré-lavagem e inspeção por líquido penetrante.
Todavia, é essencial que as peças estejam limpas e secas antes da aplicação do penetrante. As peças devem estar livres de óleo, graxa e partículas, bem como de resíduos do limpador.
Resíduos do limpador podem influenciar no resultado de uma inspeção por líquido penetrante do mesmo modo que peças sujas e com óleo. O penetrante trabalha para localizar rupturas na superfície, portanto, qualquer substância que poderia preencher o defeito, inclusive resíduos do limpador, deve ser removida da peça antes da aplicação do penetrante.
Geralmente, as peças exigem um enxágue com água limpa para remover completamente os resíduos. Após o enxágue com água limpa, as peças devem ser totalmente secas, pois a água pode obstruir a entrada de penetrante nas rupturas da superfície uma vez que o penetrante não consegue deslocar a água nem penetrar nos defeitos através da água. Secagem em forno é comumente recomendada para remover a água, uma vez que a secagem a ar e a secagem rápida podem não secar completamente as peças, especialmente em condições de muita umidade.
A pré-lavagem adequada pode ter um efeito significativo sobre o resultado bem-sucedido de uma inspeção por líquido penetrante. Abaixo estão dois exemplos de como uma pré-lavagem inadequada pode influenciar nos resultados de ensaios não destrutivos por líquido penetrante.
O resultado do painel de linha de base incluiu o processo de pré-lavagem adequado (enxágue completo dos resíduos do limpador com água limpa, seguido de secagem em forno com ar circulante quente).
Comparada à linha de base, a secagem a ar prejudica a sensibilidade e a nitidez do penetrante, possivelmente porque a água acumula com o penetrante nos defeitos e deprecia a sensibilidade e a nitidez do penetrante.
O enxágue incompleto dos resíduos do limpador também influencia na sensibilidade e na nitidez do penetrante, conforme visto na foto à direita.
Remover todos os eventuais resíduos das peças antes da aplicação do penetrante também evita a contaminação do penetrante em tanques e evita tempo de inatividade e substituição de penetrante custosos.
Os resíduos alcalinos do limpador e precipitados minerais de alguns limpadores podem mascarar descontinuidades, causar fundo excessivo nas peças e degradar potencialmente o brilho fluorescente dos penetrantes.
Esta foto também compara o processo de penetrante padrão com o processo de penetrante contaminado por resíduos alcalinos do limpador. Observe o efeito dos resíduos do limpador na sensibilidade e também na nitidez de fluorescência do penetrante.
Precisa de auxílio para escolher o melhor produto para sua aplicação? Entre em contato com a nossa equipe.