4 verificações mensais exigidas para todas as luminárias de inspeção de LED

  •  

Requisitos para a verificação do usuário quanto às luminárias de luz LED ultravioleta e como marcar o feixe de uma luminária de luz LED ultravioleta para Airbus AITM6-1001

Por David Geis, Gerente do produto

Os requisitos para a verificação do usuário quanto às luminárias de luz LED ultravioleta continuam a evoluir à medida que Aerospace Primes têm mais experiência e retornos de sua rede de fornecedores. A fim de atender à questão 11 de Airbus AITM 6-1001 e desde então, a Airbus alterou os requisitos para monitoramento dos usuários. A estabilidade da luz LED ultravioleta não é mais uma verificação mensal do usuário, entretanto, novas e diferentes verificações do usuário são exigidas. Aqui, o que você precisa saber.

Verificações mensais

Conforme o memorando ME1720084 da Airbus, são exigidas quatro verificações mensais para todas as luminárias de LED usadas para inspeção: Variação de feixe, distância mínima de operação, perfil de irradiação do feixe e irradiação máxima. Os resultados destas quatro verificações devem ser registrados em relatório por escrito. Alguns deles serão familiares, mas até agora os outros foram aplicados somente por fabricantes de luminárias.

Verificação de irradiação máxima

Verificar a irradiação máxima é o mesmo que verificar a intensidade da luminária de luz ultravioleta normal. A luminária é mantida a uma distância fixa do medidor de ultravioleta e a irradiação é verificada em µW/cm². Para a Airbus, esta verificação é realizada a uma distância de operação de luminária individual. Como parte da certificação da Airbus e da Rolls-Royce, os fabricantes de luminárias farão a verificação da distância de operação de cada luminária individual para uma irradiação máxima de 5.000 µW/cm² e o resultado será listado na certificação da luminária. Essa distância de operação deve ser usada no lugar da distância padrão de 38 cm (15 pol.) para atender aos últimos requisitos da Airbus.

A maioria das luminárias de luz ultravioleta existentes no mercado é ajustada para fornecer 5.000 µW/cm² a uma distância de 38 cm (15 pol.). Saiba o que há de tão especial nestes números aqui.

Verificação de variação de feixe

A Variação de feixe pode ser verificada durante uma inspeção técnica regular. A luminária é mantida a uma distância de uma folha grande de papel branco e o feixe é observado. Não deve haver flutuações, piscadas ou instabilidades evidentes, assim como não deve haver brilho ou pontos fracos evidentes no feixe. Observe que essa é uma verificação subjetiva e é registrado como aceitável ou não aceitável. Documentação com foto não é necessária.

Verificação de distância mínima de operação

As outras duas verificações mensais são novas para os usuários. Os procedimentos são fornecidos em ASTM E3022, que é uma especificação destinada a fabricantes de luminárias. Conforme E3022, a distância mínima de operação é a menor distância em que a luminária pode ser usada antes de o feixe tornar-se não uniforme. Felizmente, isso pode ser verificado durante uma inspeção técnica regular. Após verificar a Variação de feixe descrita acima, aproxime lentamente a luminária do papel branco até que o padrão de feixe exiba uma não uniformidade visível ou que os LEDs individuais se tornem distintos. A distância em que o feixe é obviamente não uniforme é registrada como Distância mínima de operação. Para atender a todos os requisitos da Airbus, a intensidade máxima de 5.000 µW/cm² provavelmente será alcançada antes da Distância mínima de operação conforme E3022.

Saiba o que considerar ao procurar uma nova luminária de luz UV-A para ensaio por líquido penetrante ou inspeção por partículas magnéticas aqui.

ASTM E3022, FIG. 2 
Exemplo de feixes projetados uniformes e não uniformes
para determinar a Distância mínima de operação 

 

Verificação do perfil de irradiação de feixe

A última verificação mensal é o Perfil de irradiação de feixe. Enquanto as verificações anteriores do usuário podem ser feitas facilmente com pequenas mudanças de procedimentos no local, a verificação do perfil de irradiação de uma luminária de LED é muito mais complexa. Um procedimento detalhado pode ser encontrado na seção 7.4 de E3022 e a Airbus especificou também algumas mudanças.

  1. Monte a luminária sobre uma bancada plana a uma distância de operação de luminária individual (com intensidade máxima de 5.000 µW/cm² a partir da certificação da luminária individual).
  1. Ligue a luminária e deixe-a estabilizar. E3022 especifica no mínimo 30 minutos antes de proceder às medições.
  1. Use um radiômetro de UV-A calibrado para localizar a irradiação máxima no centro do feixe e registre a intensidade.
  1. Iniciando do centro como um ponto zero, mova lateralmente o sensor de UV-A e registre a intensidade usando uma grade de 13 mm (0,5 pol.), mapeando o perfil de todo o feixe até que a intensidade caia abaixo de 200 µW/cm².
  1. Usando esse dado, crie um gráfico em 2D da irradiação do feixe e informe o diâmetro do feixe em 1.000 µW/cm² e 200 µW/cm².
  1. Para luminárias portáteis, o diâmetro em 1.000 µW/cm² deve ser no mínimo de 127 mm (5 pol.).

ASTM E3022, FIG. 1
Exemplo de perfil de irradiação de feixe 

 

Mapear o Perfil de irradiação de feixe requer um dispositivo exclusivo para montar a luminária e mantê-la estável durante as medições. É muito importante usar um dispositivo para fixar a luminária no local para todo o teste. Por isso a intensidade do ultravioleta segue a lei do quadrado inverso, portanto, quaisquer pequenas mudanças na distância do medidor de UV-A são multiplicadas e desviarão os resultados. Mapear o Perfil de irradiação de feixe também é demorado. Somente para o diâmetro de feixe mínimo de 127 mm (5 pol.), o mapa em 2D requer, no mínimo, 170 medições distintas. O Perfil de irradiação de feixe total de 200 µW/cm² pode significar 4 vezes mais dados e horas de laboratório. Essa verificação não pode ser feita enquanto segura a luminária manualmente.

As mudanças da Airbus foram implementadas com o memorando ME1720084 e serão incorporadas na Questão 12 de AITM6-1001.

 

Publicado em 05 de novembro de 2018

Please wait while we gather your results.

Artigos Relacionados

Aprenda como alcançar um feixe de luz de alta intensidade com LEDs UV para inspeções END

3 Fatos Sobre a Luz de LED e o Impacto da luz Ultravioleta

Aprenda como alcançar um feixe de luz de alta intensidade com LEDs UV para inspeções END

Leia mais

EV-6500 Luminária de Luz LED ultravioleta e luz branca

EV6500 - Nova luminária LED UV de luz dupla e alta intensidade para profissionais de ensaio não destrutivo

Veja como a EV6500 - Luminária de luz LED ultravioleta e luz branca para ensaios não destrutivos podem aprimorar e melhorar a visibilidade e versatilidade, enquanto minizam o tempo de inspeção de peças.

Leia mais

Perguntas frequentes sobre luminárias de luz LED ultravioleta para ensaio não destrutivo

Perguntas frequentes sobre luminárias de luz LED ultravioleta para ensaio não destrutivo

Perguntas frequentes sobre luminárias de luz LED ultravioleta para ensaio não destrutivo

Leia mais

Entenda as FISPQs

Entenda as fichas de dados de segurança: Você sabe o que há nos produtos químicos que manipula?

Destacamos as cinco seções principais para compreender uma Ficha de dados de segurança (FISPQ) de acordo com as regulamentações americanas de Classificação e rotulagem de produtos químicos (GHS) Hazcom 2012 da OSHA

Leia mais

ST700

Nova luminária estacionária de inspeção LED UV para profissionais de ensaio não destrutivos

ST700 - A luminária estacionária de luz ultravioleta LED para ensaios não destrutivos, que resolve os maiores desafios para as inspeções em ensaios fluorescentes

Leia mais

Inspeção Líquido Penetrante Magnaflux

“Estabilizar” ou “Aquecer” as luminárias ultravioleta para ensaios não destrutivos. Qual a diferença?

Entenda a diferença entre o tempo de "aquecimento" e "estabilização" das luminárias de luz ultravioleta para a realização de ensaios não destrutivos

Leia mais

Ensaio não destrutivo no setor aeroespacial

Como aumentar o controle de processo do ensaio não destrutivo fluorescente com iluminação LED UV [Estudo de caso]

Neste artigo, mostraremos como um fabricante OEM aeroespacial aumentou a confiabilidade e a eficiência da inspeção de ensaio não destrutivo com utilizando luminária estacionárias de luz LED ultravioleta de feixe amplo

Leia mais

Nadcap AC7114 Rev J

Como obter conformidade com os requisitos da Nadcap AC7114 para luminárias LED UV

Uma visão geral das mudanças da Rev. J na Nadcap AC7114 referentes a listas de verificação de auditoria de ensaio não destrutivo para líquido penetrante e partícula magnética

Leia mais

Qual luminária de luz ultravioleta escolher.

Como selecionar a luminária de luz ultravioleta correta para suas necessidades de ensaio não destrutivo

Veja quais são as características que você deve observar para escolher a luminária de luz ultravioleta correta para sua aplicação e obter os melhores resultados na inspeção.

Leia mais

Luminária Portátil de Luz LED ultravioleta

Conheça a EV6000 - Luminária portátil de luz LED Ultravioleta

Veja como a EV6000 está posicionada em relação as demais luminárias portáteis de luz LED ultravioleta do mercado

Leia mais

ASTM E2297 e ASTM E3022.

Esclarecendo as normas ASTM E2297 e E3022: Um guia para normas relacionadas à luminária UV para ensaio não destrutivo

Uma visão geral prática de duas normas comuns da indústria para luminárias UV utilizadas em ensaios não destrutivos, ASTM E2297 e ASTM E3022.

Leia mais

ST700

Luminária LED UV estacionária para inspeções de ensaios não destrutivos [Vídeo]

Conheça a ST700 - A luminária estacionária de luz LED ultravioleta da Magnaflux, desenvolvida especialmente para ensaios não destrutivos de alta performance.

Leia mais

ASTM 3022 - Exigência de filtro UV

Por que a ASTM E3022 requer um filtro para luminárias LED UV?

Aprenda sobre a função e a importância dos filtros UV-A e por que a ASTM E3022 exige este filtro em todas as luminárias LED UV

Leia mais

4 verificações mensais exigidas para todas as luminárias de inspeção de LED

4 verificações mensais exigidas para todas as luminárias de inspeção de LED

Requisitos para a verificação do usuário quanto às luminárias de luz LED ultravioleta e como marcar o feixe de uma luminária de luz LED ultravioleta para Airbus AITM6-1001

Leia mais

Cadastre-se para receber nossas notícias:

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 4785.0470

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe Russia India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2018 Magnaflux - Todos os direitos reservados.
top

Colocamos cookies no seu computador para oferecer a melhor experiência possível com o nosso site. Esses cookies também são utilizados para garantir que mostramos um conteúdo que é relevante para você. Se você continuar sem alterar suas configurações, estará concordando com nosso uso de cookies para melhorar sua experiência do usuário. Você pode clicar no link de configurações de cookie em nosso site para alterar suas configurações de cookies a qualquer momento.