Por David Geis, Gerente do produto

“Diga o que faz e faça o que diz.” Este é um modo rápido de descrever como os sistemas de qualidade funcionam. Os processos são documentados em procedimentos (Diga o que faz) e as auditorias regulares verificam se esses processos são seguidos (Faça o que diz).
Para fornecedores credenciados à Nadcap que realizam inspeção por partículas magnéticas (IPM), a segunda parte pode ser mais difícil. No ano passado, a não conformidade nº 1 encontrada pelos auditores da Nadcap foi a demonstração de que as peças foram magnetizadas corretamente de acordo com o procedimento e ficha técnica. Para demonstrar a magnetização adequada, primeiro é necessário saber o que está no procedimento.
Procedimentos escritos sobre a inspeção por partículas magnéticas devem mencionar as normas aplicáveis e devem ser aprovados pelo Nível III competente. Há muitos detalhes necessários para especificar todo o processo, incluindo identificação das peças, materiais usados, verificações de controle de processo, processamento anterior e posterior e marcação das peças após o teste.
A ficha técnica para uma peça específica deve incluir as seguintes informações
Esses parâmetros serão diferentes dependendo do material, liga e geometria da peça sendo examinada. É responsabilidade do Nível III certificar-se de que todos os detalhes da magnetização foram definidos, bem como garantir que os inspetores que realizam os testes reais façam o treinamento correto para realizar seu trabalho. Somente depois você será capaz de demonstrar a um auditor que suas peças foram magnetizadas corretamente.
Quer aumentar a velocidade e a confiabilidade do seu processo de ensaio não destrutivo? Entre em contato com a nossa equipe.
Publicado em 11 de dezembro de 2018
Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050
Tel: +55 (11) 5197.7500