9 Nove requisitos técnicos de partícula magnética para documento da Nadcap [Checklist]

  •  

Neste artigo, revisaremos os requisitos da Nadcap quanto à magnetização adequada e a importância da documentação para auditores 

Por David Geis, Gerente do produto

“Diga o que faz e faça o que diz.” Este é um modo rápido de descrever como os sistemas de qualidade funcionam. Os processos são documentados em procedimentos (Diga o que faz) e as auditorias regulares verificam se esses processos são seguidos (Faça o que diz). 

Para fornecedores credenciados à Nadcap que realizam inspeção por partículas magnéticas (IPM), a segunda parte pode ser mais difícil. No ano passado, a não conformidade nº 1 encontrada pelos auditores da Nadcap foi a demonstração de que as peças foram magnetizadas corretamente de acordo com o procedimento e ficha técnica. Para demonstrar a magnetização adequada, primeiro é necessário saber o que está no procedimento. 

Procedimentos escritos sobre a inspeção por partículas magnéticas devem mencionar as normas aplicáveis e devem ser aprovados pelo Nível III competente. Há muitos detalhes necessários para especificar todo o processo, incluindo identificação das peças, materiais usados, verificações de controle de processo, processamento anterior e posterior e marcação das peças após o teste.  

A ficha técnica para uma peça específica deve incluir as seguintes informações 

  • Equipamento usado para magnetizar as peças 
  • Tipo de corrente de magnetização: CA, meia onda CC, onda completa CC, trifásica, etc. 
  • Direções do campo magnético e a ordem em que são aplicadas 
  • Método de magnetização da peça: disparo por cabeçote, disparo por bobina, enrolamento de cabo, etc. 
  • Duração do disparo e número de disparos necessários 
  • Requisitos de desmagnetização entre disparos 
  • Amperagem e Ampére-espira de cada disparo 
  • Método para campos de balanceamento se a magnetização multidirecional for utilizada 
  • Método de aplicação de partícula magnética: contínuo ou residual 

Esses parâmetros serão diferentes dependendo do material, liga e geometria da peça sendo examinada. É responsabilidade do Nível III certificar-se de que todos os detalhes da magnetização foram definidos, bem como garantir que os inspetores que realizam os testes reais façam o treinamento correto para realizar seu trabalho. Somente depois você será capaz de demonstrar a um auditor que suas peças foram magnetizadas corretamente. 

Saiba por que cada acessório de inspeção por partículas magnéticas é necessário para validar o desempenho do sistema de uma inspeção no blog Oito ferramentas de desempenho do sistema para inspeção por partículas magnéticas

 

Quer aumentar a velocidade e a confiabilidade do seu processo de ensaio não destrutivo? Entre em contato com a nossa equipe.

Publicado em 11 de dezembro de 2018 

Please wait while we gather your results.

Artigos Relacionados

No documents were found matching your criteria.

ASSINE

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 5197.7500

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2024 Magnaflux - Todos os Direitos Reservados.
top