Os yokes são algumas das peças de equipamento MPI mais versáteis e confiáveis quando você está inspecionando no mundo real. Eles também vêm em uma variedade de formas e tamanhos, o que significa que alguns yokes são mais adequados às suas necessidades do que outros.
Escolher o yoke certo faz uma tremenda diferença para o inspetor, que vai usá-lo durante 8 horas por dia, em condições difíceis. Aqui estão cinco coisas a considerar ao escolher o yoke certo para o trabalho.
1. Peso
Quão pesado o yoke se sente na sua mão? Tente segurá-lo por mais de alguns minutos e faça a mesma pergunta a você mesmo.
Nem todos os yokes são iguais em peso; alguns yokes são quase duas vezes mais pesados que os outros.
Quando você está usando um yoke o dia todo, um yoke mais pesado pode atrasá-lo em 15% e causar fadiga. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver inspecionando superfícies acima da cabeça ou em áreas de difícil acesso.
Outro fator a ser verificado é se o peso é distribuído igualmente pelo yoke. O fundo do yoke é pesado? Isso pode dificultar a inspeção lateral. Alguns yokes podem causar tensão no pulso se usados em ângulos estranhos, outros podem exigir o uso de duas mãos - efetivamente precisando de um segundo operador para realizar o trabalho.
Fig. Diferenças entre um yoke inferior pesado contra um yoke balanceado.
Um yoke pesado inferior torna-se essencialmente em balanço quando se segura lateralmente, o que requer mais força no cabo para se estabilizar.
Um yoke leve e balanceado é a melhor escolha se você estiver inspecionando por períodos mais longos e para áreas com sobrecarga ou difícil de alcançar.
2. Ergonomia
Como o yoke se sente na sua mão? É muito grande? Muito pequeno? Há bordas afiadas que podem ficar irritantes com o tempo? Como é o botão de acionamento? Está posicionado no lugar certo?
Estas são todas as perguntas que abordam quão confortável será sua experiência de trabalho com o yoke em sua mão.
O yoke ideal permite que o inspetor o manuseie confortavelmente com uma mão, com um corpo que permite que os dedos o segurem com firmeza e um botão de acionamento que esteja posicionado corretamente para uso em todas as orientações.
Fig: Como a forma do yoke afeta a garra.
3. Durabilidade
Quanto tempo o yoke precisa durar? É apenas para um emprego? Ou você precisa de um yoke que durará alguns anos?
Escolher um yoke que possa sobreviver à dureza do mundo real pode ser a diferença entre um trabalho tranquilo e uma experiência frustrante.
Se você quiser manter seu yoke por um tempo, escolha um yoke que possa ser facilmente reparado. Esteja atento aos pontos mais comuns de falha dos yokes - o cabo e o botão de acionamento. Certifique-se de que o yoke no qual você está investindo tenha um cabo e um botão de acionamento que você possa substituir ou consertar.
4. Potência
Com que facilidade o yoke passa no teste de 5,5Kg ou 4,5Kg? Passa no mesmo teste depois de um dia de trabalho? E depois de um ano?
Atualmente, a maioria dos novos yokes atende aos requisitos da ASTM para magnetização de potência. No entanto, alguns yokes podem manter sua capacidade de magnetização por mais tempo que outros yokes.
Antes de qualquer trabalho, assegure-se de que o yoke que você está usando ainda possa levantar um peso de 5,5Kg ou 4,5Kg. Verifique e substitua os pés arredondados no yoke para garantir que você sempre terá um bom contato.
Juntas de núcleo duplo com bobinas acima das pernas do yoke tendem a ser mais fortes do que as garras de núcleo único com a bobina no cabo.
5. Indicações desejadas
Que tipo de indicações você precisa encontrar? Você quer ver indicações abaixo da superfície? Ou apenas indicações de superfície?
É fácil ignorar este pequeno detalhe, mas adicionar energia CC a um yoke significa adicionar substancialmente mais volume e peso. Se tudo o que você realmente precisa é ver indicações de superfície, opte por um yoke AC.
Resumo
Há muito mais opções hoje no mundo das yokes do que costumava haver. Já se foram os dias em que os operadores tinham que viver com um yoke que era desconfortável - e às vezes perigoso - de usar.
Ao escolher seu próximo yoke, considere os fatores que aprendeu hoje. Pegue alguns diferentes para ver como cada um se sente na sua mão e, em seguida, imagine como eles se sentirão depois de um dia inteiro de trabalho.
Pense sobre quais recursos você realmente precisa e o que você pode viver sem. Considere quanto tempo você gostaria que o yoke durasse. Com esses fatores em mente, você escolherá o yoke que é melhor para você.
Published June 4, 2019