Veja como um fabricante de fundição automotiva reduziu o manuseio da peça enquanto aumentava a velocidade e a confiabilidade da inspeção com iluminação LED UV de feixe amplo
David Geis, Gerente do produto, e Sakif Ferdous, Gerente de pesquisa de mercado
Obter resultados consistentes e de qualidade a partir da inspeção por partícula magnética fluorescente ou por líquido penetrante depende de muitos fatores. Mesmo que todos os parâmetros estejam exatamente corretos (concentrações, tempos de revelação e lavagem, amperagem, forma de onda etc.), a iluminação UV-A inadequada leva a inspeções difíceis e inconsistentes.
A variação na intensidade UV-A e na cobertura durante a inspeção final prejudicará significativamente o número e tipo de indicações que podem ser localizadas. Isso torna o importante trabalho de avaliação ainda mais difícil.
A Magnaflux está trabalhando com seus clientes para compreender melhor os problemas que os usuários enfrentam.
Abaixo, explicaremos os desafios enfrentados por um fabricante de fundição automotiva de alto volume e como a Magnaflux ajudou a resolver seus desafios.
Saiba mais sobre as soluções da Magnaflux para ensaios não destrutivos na indústria automotiva.
Sobre o cliente
Este cliente opera uma fábrica de alto volume fabricando grandes peças fundidas para a indústria automotiva. Essas peças são inspecionadas através do processo automatizado de inspeção por líquido penetrante, com inspetores trabalhando em uma sala escura com peças percorrendo um transportador. Os inspetores usam uma combinação de luminárias UV-A suspensas e portáteis para inspeção.
Desafios
A extensa linha de inspeção foi construída originalmente com aproximadamente doze luminárias fluorescentes de tubo para proporcionar irradiação UV-A a fim de inspecionar grandes volumes de fundições automotivas.
O custo significativo para manter as luminárias levou-os a buscar alternativas e, recentemente, eles trocaram algumas luminárias fluorescentes por luminárias LED. Os LEDs proporcionaram maior intensidade, mas os feixes eram estreitamente focados e não cobriam totalmente uma única peça. Assim, os inspetores precisavam mover a peça para observar as indicações, recorrendo ocasionalmente a luminárias portáteis adicionais para completar o trabalho.
Solução
Os engenheiros da Magnaflux avaliaram a área de inspeção e substituíram algumas das lâmpadas fluorescentes remanescentes por luminárias estacionárias LED UV ST700. As unidades ST700 foram instaladas e inclinadas na direção das peças para fornecer máximo alcance possível enquanto a intensidade ainda era mantida nos níveis desejados.
As luminárias foram mantidas em produção contínua por 6 semanas de modo que os inspetores tivessem tempo para avaliá-las em condições reais e compará-las com produtos concorrentes de LED.
Resultados
Comparada às outras luminárias já instaladas, uma única ST700 ofereceu a mesma cobertura de três das outras unidades LED. Isso permitiu aos inspetores ver a peça toda com a mínima necessidade de manuseio, tornando mais fácil completar sua verificação.
Outro benefício foi obtido através da alta intensidade de luz UV da ST700, o que permitiu que as luminárias fossem posicionadas ao lado do guindaste que move as peças fundidas pela área de inspeção, enquanto mantinha a intensidade total de inspeção. A combinação de UV-A de alta intensidade e área de feixe amplo fez com que os inspetores não precisassem mais recorrer a luminárias portáteis para complementar sua verificação, e eles relataram melhorias significativas na facilidade de inspeção e avaliação reportada.
Um benefício inesperado foi descoberto no final do teste beta — a eliminação de riscos de segurança na linha de inspeção. A manutenção das lâmpadas fluorescentes de vapor de mercúrio antigas exigia procedimentos especiais devido ao peso e posicionamento de lâmpadas e filtros frágeis. Esses riscos e procedimentos especiais poderiam ser eliminados com o uso da ST700.
Conclusão
A troca das luminárias de vapor de mercúrio por luminárias LED UV pode apresentar seus próprios desafios, frequentemente forçando a escolher entre a intensidade de luz e a área de cobertura do feixe. A luminária estacionária ST700 oferece os dois, alta intensidade e ampla área de feixe, para atender a esses desafios.
A ST700 permite melhorias significativas na consistência e confiabilidade das inspeções, enquanto aumenta a segurança e a ergonomia do sistema como um todo.
Quer aumentar a velocidade e a confiabilidade do seu processo de ensaio não destrutivo? Entre em contato com a nossa equipe.