Como o teor de água afeta a viscosidade do líquido penetrante fluorescente [estudo de caso]

  •  

Neste estudo de caso, mostramos como um cliente trabalhou com os especialistas em qualidade da Magnaflux para analisar tendências de dados no líquido penetrante fluorescente para manter a conformidade

Por Laurie Marx, gerente de controle de qualidade

O serviço de análise PeneCert™ da Magnaflux ajuda nossos clientes a manterem a conformidade com as especificações relevantes e a economizarem dinheiro. Quando as amostras são analisadas, os certificados são gerados e os dados são armazenados no banco de dados PeneCert™ da Magnaflux. Esses dados podem ser usados para auxiliar nossos clientes quando se deparam com conformidade de especificações. Aqui está um estudo de caso recente de um cliente. 

 

Desafios 

Um cliente PeneCert™ recentemente entrou em contato conosco a respeito da viscosidade de seu Zyglo ZL-60D. A viscosidade em uso aumentava lentamente a cada mês. Preocupados com a possibilidade de a viscosidade aumentar a ponto de violar a conformidade do produto do reservatório do líquido penetrante com suas especificações. A equipe de ensaio não destrutivo precisou descartar o material do Zyglo em seu reservatório e substitui-lo pelo novo líquido penetrante Zyglo. O teor de água no líquido penetrante era menos do que 1%, que estava abaixo da especificação de 5%. Esse cliente procurou a equipe da Magnaflux para entender por que sua viscosidade aumentava a cada mês.  

 

Solução 

Felizmente, esse cliente PeneCert™ era um cliente antigo, portanto a equipe de qualidade da Magnaflux teve acesso ao registro de ensaio regular datado de 2013. Os dados armazenados foram analisados e a equipe foi capaz de perceber uma correlação direta entre o teor de água e a viscosidade.  

 

Resultados 

Conforme o teor de água aumentava, a viscosidade também aumentava. O primeiro gráfico abaixo mostra os dados de viscosidade PeneCert™ de 2013 a 2018. As linhas indicam quando um novo lote de líquido penetrante foi adicionado ao reservatório. Como podemos ver, a viscosidade do lote aumentou continuamente com o tempo.  

O gráfico abaixo mostra os resultados do teor de água no reservatório do penetrante desde 2013 até 2018.  

O gráfico abaixo mostra o teor de água em verde e a viscosidade em cinza. Mesmo um pequeno aumento no teor de água afeta a viscosidade do penetrante. Quando o cliente entendeu como o teor de água afeta a viscosidade, foi possível modificar seu processo para reduzir o volume de água introduzido em seus reservatórios.

 

Conclusão 

Este é um exemplo do tipo de suporte de aplicação que a equipe de qualidade da Magnaflux pode oferecer a nossos clientes PeneCert™. A equipe de qualidade não oferece somente resultados de ensaio, mas também pode oferecer percepções no processo por meio da análise de dados. Portanto, os clientes podem se ajustar, manter os custos baixos e continuar em conformidade. 

 

Os serviços de análise PeneCert™ monitoram a qualidade do penetrante, dos emulsificadores e dos reveladores em uso para garantir conformidade contínua com normas como ASTM E1417 e AMS 2644.

Publicado em 30 de outubro de 2018

Please wait while we gather your results.

Artigos Relacionados

No documents were found matching your criteria.

ASSINE

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 5197.7500

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2024 Magnaflux - Todos os Direitos Reservados.
top