Entenda a verificação de desempenho do sistema Nadcap e dos padrões de defeitos conhecidos

  •  

A demonstração adequada da verificação de desempenho do sistema foi a constatação de auditoria nº 2 da Nadcap para sistemas de líquido penetrante. O que você precisa fazer para cumprir?

Por David Geis, Gerente do produto

Nada no ensaio de líquido penetrante gera mais controvérsia do que os padrões de defeitos conhecidos.  Há tantas opiniões quanto há no nível III e ainda mais.  Não deveria ser surpresa que o teste diário de desempenho do sistema e o processamento dos padrões de defeitos conhecidos estariam entre os 5 principais resultados de auditoria da Nadcap há anos.  Entre maio de 2017 e 2018, houve mais de 70 resultados registrados para demonstração do teste de desempenho do sistema, tornando-o o NCR nº 2 dos sistemas de penetrante.  Além disso, foi melhor do que no ano anterior, com cerca de 190 NCRs registrados.  O que você precisa fazer para garantir que está em conformidade?

Seção 5.9

Na lista de verificação do penetrante AC7114/1, a seção 5.9 abrange a verificação de desempenho do sistema.

5.9.1 O fornecedor realizou uma verificação inicial para estabelecer uma linha de base para cada padrão de defeito conhecido e material em uso?

Uma vez que a verificação de desempenho do sistema é um comparativo, a intenção aqui é estabelecer o desempenho inicial do painel em seu sistema específico com seus materiais e parâmetros de operação. Algumas vezes, os usuários de penetrantes solicitam que forneçamos a figura de uma linha de base de um padrão de defeito conhecido. Não podemos fazer isso, pois nosso laboratório PeneCert utiliza materiais e parâmetros padronizados. Embora nosso serviço PeneCert possa realizar uma verificação de degradação do painel (veja abaixo), isso não é o mesmo que estabelecer uma linha de base em seu próprio sistema.

5.9.2 O desempenho do sistema de penetrante foi verificado pelo menos diariamente ou antes de usar?

O desempenho do sistema deve ser verificado pelo menos antes de usá-lo. Se o sistema é usado diariamente, é necessário realizar a verificação, pelo menos, uma vez ao dia. Se o sistema é usado periodicamente, é necessário realizar a verificação somente antes de usá-lo. A intenção aqui é certificar-se de que todos os materiais em uso ainda apresentam o mesmo desempenho estabelecido na linha de base.

5.9.3 Os registros deste teste estão arquivados e indicam resultados aceitáveis?

Assim como todas as verificações de qualidade, os resultados devem ser registrados. A intenção aqui é documentar que o sistema apresenta o mesmo desempenho estabelecido na linha de base. Para painéis de teste TAM 146040 ou painéis KDS, o número e a aparência das estrelas devem ser observados e comparados com a linha de base estabelecida (foto ou outro registro). Qualquer alteração no número ou na aparência deve ser investigada.

5.9.4 A instalação demonstra corretamente esta verificação?

É aqui que a maioria das descobertas de auditoria ocorre — demonstrando a verificação do desempenho do sistema ao auditor. O padrão de defeito conhecido deve ser executado no sistema do penetrante (ou processado com os mesmos materiais e parâmetro), e o inspetor deve comparar os resultados com a linha de base estabelecida para aquele painel específico do sistema. A intenção é confirmar o seguimento dos procedimentos de verificação do sistema.

5.9.5 O procedimento aborda as ações a serem tomadas quando a sensibilidade ou o desempenho dos materiais em uso cai abaixo do desempenho dos materiais não utilizados?

A verificação de desempenho do sistema é uma comparação com a linha de base estabelecida. A intenção aqui é certificar-se de que qualquer alteração no desempenho seja investigada, para que ações corretivas possam ser tomadas. Uma redução no desempenho pode ser resultado da contaminação do penetrante, concentração incorreta do emulsificador, contaminação do revelador, tempos de estabelecimento incorretos ou até mesmo problemas com os controles da secadora. Os procedimentos devem estar em vigor para determinar a causa da alteração.

Seção 5.10

Os requisitos para os padrões de defeitos conhecidos estão na seção 5.10 da lista de verificação.

5.10.1 Existem procedimentos de manutenção em vigor que assegurem que a limpeza dos padrões de defeitos conhecidos, entre o uso, é adequada e que mudanças físicas no padrão que o tornam inadequado para uso podem ser detectadas?

A causa mais comum de uma verificação malsucedida de desempenho do sistema é a limpeza inadequada do padrão de defeito conhecido. Os painéis devem ser totalmente limpos imediatamente após o uso e armazenados da maneira correta para evitar o acúmulo de materiais nas falhas artificiais. A intenção aqui é certificar-se de que os procedimentos detalhados estão em vigor para manter os padrões de defeitos conhecidos em boas condições.

5.10.2 Uma verificação de degradação é realizada para o padrão de defeito conhecido pelo menos anualmente?

Os padrões de defeitos conhecidos mais comuns são os painéis de teste TAM 146040. São painéis de aço com revestimento de cromo rígido que é tensionado para produzir as trincas características de estrelas. É claro que as trincas aumentam com o tempo (por isso que realizamos primeiro o ensaio não destrutivo). A intenção aqui é verificar o painel com os materiais padrão e os parâmetros para determinar se ele mudou de maneira que distorça os resultados. Esta verificação da degradação pode ser realizada no local ou enviada a um laboratório externo, tal como nosso serviço PeneCert.

5.10.3 A tolerância estabelecida para a verificação da degradação é de +/- 30% da mediação da linha de base?

Depois de realizar a verificação da degradação, usando os parâmetros e os materiais padrão, deve-se comparar os resultados com o último desempenho padrão. No caso dos painéis do tipo estrela, o tamanho das indicações deve estar dentro do intervalo de 30% dos resultados anteriores. No caso de Ni-Cr ou outros painéis, o número de indicações visíveis deve estar dentro do intervalo de 30% dos resultados anteriores. A intenção aqui é garantir que o padrão de defeito conhecido ainda está dentro da tolerância em relação ao desempenho original, e não introduzir tendências que distorçam as verificações diárias do desempenho do sistema.

Vários assinantes da Nadcap adicionaram requisitos para a verificação do desempenho do sistema e para padrões de defeitos conhecidos. Esses requisitos adicionados são encontrados na lista de verificação complementar AC7114/1S. Assegure-se de verificar o complemento e informativos em eAuditNet.com e obtenha detalhes para certificar-se de que seu sistema de penetrante está em total conformidade.

As listas de verificação e informativos de auditoria da Nadcap podem ser baixados em www.eauditnet.com. Os clientes que são fornecedores Nadcap terão seu próprio login.

Publicado em 25 de setembro de 2018

Please wait while we gather your results.

Artigos Relacionados

4 hábitos seguros para o manuseio de aerossol nos END

4 hábitos seguros para o manuseio de aerossol nos END

A segurança é um fator decisivo no mundo de um técnico - listamos detalhes sobre riscos, armazenamento, reciclagem e envio de aerossóis para realizar seus END.

Leia mais

AMS 2644 Revisão G: Principais alterações e atualizações

AMS 2644 Revisão G: Principais alterações e atualizações

Em 8 de abril de 2019, a AMS 2644G1 foi publicada, substituindo a revisão de 2013. Esta revisão foi concluída como parte de um ciclo de revisões padrão e para abordar as mudanças na indústria e as deficiências da revisão anterior.

Leia mais

Três etapas para definir um método de inspeção por líquido penetrante

Escolhendo um método de inspeção por líquido penetrante [Checklist]

Três etapas para definir um método de inspeção por líquido penetrante por meio de especificações de controle, composição de peças e bloco padrão para ensaio

Leia mais

Ensaio por Líquido Penetrante Magnaflux

10 erros comuns sobre o ensaio por líquido penetrante

Confira as concepções equivocadas comuns sobre a inspeção por líquido penetrante que observamos em campo nos últimos anos

Leia mais

Perguntas frequentes sobre luminárias de luz LED ultravioleta para ensaio não destrutivo

Perguntas frequentes sobre luminárias de luz LED ultravioleta para ensaio não destrutivo

Perguntas frequentes sobre luminárias de luz LED ultravioleta para ensaio não destrutivo

Leia mais

Inspeção por líquido penetrante Magnaflux

Líquido penetrante com sensibilidade mais alta melhora a qualidade da inspeção [Estudo de caso]

Neste estudo de caso, ajudamos um cliente aeroespacial a melhorar a qualidade e consistência da inspeção com dois penetrantes Magnaflux

Leia mais

Entenda as FISPQs

Entenda as fichas de dados de segurança: Você sabe o que há nos produtos químicos que manipula?

Destacamos as cinco seções principais para compreender uma Ficha de dados de segurança (FISPQ) de acordo com as regulamentações americanas de Classificação e rotulagem de produtos químicos (GHS) Hazcom 2012 da OSHA

Leia mais

ST700

Como aumentar a velocidade e a confiabilidade de ensaios não destrutivos nas inspeções de alto volume com iluminação LED UV [Estudo de Caso]

Neste artigo, mostraremos como o fabricante de fundição automotiva reduziu o manuseio da peça enquanto aumentava a velocidade e a confiabilidade da inspeção com iluminação LED UV de feixe amplo.

Leia mais

Desenvolvedor de Pó Contaminado

9 Verificações diárias de desempenho de sistemas de inspeção de líquidos penetrantes

Saiba mais sobre por que as verificações diárias de penetração são importantes para a integridade de seus sistemas LPI

Leia mais

Inspeção com Líquido Penetrante Visível

Aprimore as inspeções de solda com líquido penetrante visível [Estudo de caso]

Neste artigo, mostramos como uma empresa de engenharia e fabricação aumentou a detecção da inspeção de ensaio não destrutivo de soldas usando o SKL-WP.

Leia mais

Ensaio de Líquido Penetrante em Tubo

Como as baixas temperaturas afetam o ensaio por líquido penetrante

veja como baixas temperaturas de inspeção afetam o desempenho dos limpadores, do penetrante e dos reveladores no ensaio por líquido penetrante

Leia mais

Demonstração de Ensaio por Líquido Penetrante Fluorescente

Como fazer um ensaio de líquido penetrante fluorescente

Veja uma demonstração do método de ensaio não destrutivo por líquido penetrante fluorescente de acordo com a ASTM E1417, incluindo os passos básicos de ensaio utilizando um penetrante AMS 2644 - Tipo 1.

Leia mais

Ensaio por líquido penetrante Magnaflux

Como fazer um ensaio por líquido penetrante visível

Neste artigo, demonstramos como efetuar a inspeção por líquido penetrante usando o penetrante visível superior da Magnaflux

Leia mais

Penetrante em Uso

Como manter o desempenho do sistema de ensaio por líquido penetrante

Saiba como os líquidos penetrantes podem perder performance com o passar do tempo e o que fazer para garantir a sua confiabilidade.

Leia mais

Comparação de Partículas Magnéticas

Como o brilho e o contraste afetam as inspeções de END

Como a percepção e a visão podem ter um impacto significativo na propabilidade de detecção em inspeções de ensaios não destrutivos

Leia mais

Inspeção por líquido penetrante Magnaflux

Compreendendo os testes por amostra, testes por lote e testes de produtos em uso para líquidos penetrantes [Estudo de caso]

Neste estudo de caso, ajudamos um cliente fabricante a compreender as diferenças entre três tipos de testes para líquidos penetrantes

Leia mais

Leak-Detection-Penetrant-Testing

Detecção de vazamento utilizando ensaio não destrutivo por líquido penetrante

No ensaio não destrutivo para detecção de vazamento, o "ponto de vazamento" tem a ver com o orifício físico enquanto "vazamento" refere-se ao fluxo de um fluido por meio de um ponto de vazamento.

Leia mais

ST700

Luminária LED UV estacionária para inspeções de ensaios não destrutivos [Vídeo]

Conheça a ST700 - A luminária estacionária de luz LED ultravioleta da Magnaflux, desenvolvida especialmente para ensaios não destrutivos de alta performance.

Leia mais

Infográfico - Inspeção por Líquidos Penetrantes

O guia definitivo para ensaio por líquido penetrante visível [Infográfico]

Algumas dicas úteis para principiantes que são novos em ensaios por líquido penetrante visível ou para profissionais de ensaios não destrutivos que querem um guia de referência fácil

Leia mais

Revelador Magnaflux

Os benefícios do uso de revelador durante inspeção por líquido penetrante [Estudo de caso]

Saiba como um fabricante do setor automotivo aumentou a detecção de indicações em luz visível e UV utilizando revelador.

Leia mais

Magnaflux Inspeção por lìquidos penetrantes

Penetrante lavável a água X penetrante pós-emulsificável - Qual é a melhor escolha pra você?

Compreenda as diferenças entre penetrante lavável a água e penetrante pós emulsificácel, para saber qual método é a melhor escolha para sua aplicação

Leia mais

Overview of Liquid Penetrant Inspection and Magnetic Particle Inspection Specifications

Visão geral das especificações da inspeção por líquido penetrante e da inspeção por partículas magnéticas

Entenda as especificações ASTM e SAE/AMS para selecionar o produto da Magnaflux correspondente para inspeções por partículas magnéticas e líquido penetrante

Leia mais

Uso do emulsificador hidrofílico de método D

Uso do emulsificador hidrofílico de método D

Conheça o método de ensaio não destrutivo, inspeção por líquido penetrante, Método D, incluindo as etapas básicas de como usar um refratômetro, preparação de uma tabela de concentração de emulsificador e determinação da concentração de emulsificador hidrofílico

Leia mais

NADCAP e defeitos conhecidos

Entenda a verificação de desempenho do sistema Nadcap e dos padrões de defeitos conhecidos

A demonstração adequada da verificação de desempenho do sistema foi a constatação de auditoria nº 2 da Nadcap para sistemas de líquido penetrante. O que você precisa fazer para cumprir?

Leia mais

Inspeção de blindagens de proteção com líquido penetrante fluorescente [estudo de caso]

Inspeção de blindagens de proteção com líquido penetrante fluorescente [estudo de caso]

Neste estudo de caso, mostramos como as soluções de um fornecedor de blindagens aumentaram o controle de qualidade em uma superfície semiporosa

Leia mais

Equipamento para inspeção por líquido penetrante

Equipamento para inspeção por líquido penetrante — Soluções personalizadas para necessidades únicas [vídeo]

Neste artigo, mostramos exemplos de como a Magnaflux pode personalizar o equipamento de líquido penetrante para atender aos requisitos de tamanho de peça e área útil

Leia mais

Como o teor de água afeta a viscosidade do líquido penetrante fluorescente [estudo de caso]

Como o teor de água afeta a viscosidade do líquido penetrante fluorescente [estudo de caso]

Neste estudo de caso, mostramos como um cliente trabalhou com os especialistas em qualidade da Magnaflux para analisar tendências de dados no líquido penetrante fluorescente para manter a conformidade

Leia mais

Inspeção por líquido penetrante Magnaflux

Uso de líquido penetrante fluorescente para detecção de vazamento no sistema de ventilação [Estudo de caso]

Descubra como um fabricante de sistemas de ventilação completos reduziu os custos e manteve a qualidade utilizando os líquidos penetrantes fluorescentes da Magnaflux.

Leia mais

AMS 2644 - Níveis de sensibilidade do líquido penetrante

Um guia para os níveis de sensibilidade de líquidos penetrantes conforme AMS 2644

Compreenda os níveis de sensibilidade do líquido penetrante fluorescente e como encontrar o nível correto para sua aplicação

Leia mais

Cadastre-se para receber nossas notícias:

Magnaflux

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050 
Tel: +55 (11) 4785.0470

 

Select Your Country North America Mexico Brazil China Europe Russia India New Zealand, Australia, Japan, Southeast Asia
© 2018 Magnaflux - Todos os direitos reservados.
top

Colocamos cookies no seu computador para oferecer a melhor experiência possível com o nosso site. Esses cookies também são utilizados para garantir que mostramos um conteúdo que é relevante para você. Se você continuar sem alterar suas configurações, estará concordando com nosso uso de cookies para melhorar sua experiência do usuário. Você pode clicar no link de configurações de cookie em nosso site para alterar suas configurações de cookies a qualquer momento.