Enquanto houver diferenças entre as indústrias, tais como aeroespacial e automotiva, praticamente todos os inspetores de PM precisam estabelecer um método para esses ensaios.
A indústria aeroespacial usa a Ketus Ring AS-5282 para verificar o desempenho de seu sistema, geralmente realizado diariamente. A Ketus Ring foi projetada para produzir um número mínimo de indicações em uma amperagem específica. Com a grande variedade de peças testadas pela indústria aeroespacial, esta é uma verificação de desempenho ideal sobre a saúde de todo o sistema. Isso inclui:
- Corrente de magnetização
- Resistência ao banho
- Saída de luz ultravioleta
Ketus Ring a 500 A
Ketus Ring a 3.500 A
Uma opção para alguns clientes é utilizar uma peça com defeitos conhecidos. O problema com essa opção é “os defeitos conhecidos são uma amostra representativa de todos os defeitos que podem ocorrer?” Quando um grande volume de uma determinada peça está envolvido, um inspetor experiente geralmente procura uma ou duas peças, que apresentem os menores defeitos nessas áreas consideradas críticas. Ele usa essas peças para desenvolver sua técnica de inspeção por partículas magnéticas.
Defeitos menores, duvidosos e naturais são difíceis de encontrar. Se uma peça apresentar mais de uma área crítica, essa tarefa torna-se ainda mais difícil. Os padrões IQQ apresentam um defeito artificial especificado. Esses padrões não são a resposta perfeita, mas são convenientes e funcionam para a maioria das aplicações. Eles são o mais próximo de ter um grande número de peças de produção que contenham defeitos do tipo, localização e tamanho especificados nos requisitos de aprovação. Com o uso de um padrão IQQ em todo local crítico, somente uma amostra de peça será exigida. Isso pode se tornar sua “Amostra de desempenho do sistema”.
A “Amostra de desempenho do sistema” pode ser usada para determinar quantos disparos são necessários e qual é a melhor corrente. A magnetização de corrente multidirecional é uma opção?
Amostra de desempenho do sistema usando padrões IQQ
O desenvolvimento da melhor técnica de inspeção é importante, mas garantir que seja constantemente usada é igualmente importante. O inspetor agora tem um papel a desempenhar primeiro, no início de cada etapa da produção: garantir que a “configuração” completa esteja em ordem. A concentração da solução de banho e a aplicação do banho estão corretas? O banho está contaminado? A peça foi magnetizada corretamente? Há luz ultravioleta adequada e não há muita luz visível? A peça está sendo processada com o método “contínuo”?
O argumento ainda continua com o questionamento se os IQQs ou qualquer outro padrão representam realmente os defeitos naturais reais sendo procurados. A única prova real de que uma “Amostra de desempenho do sistema” usando defeitos artificiais é tão boa quanto uma amostra com defeitos naturais é usá-la para configurar e monitorar de perto os resultados da linha de produção.
Deseja saber mais sobre como a manutenção regular do equipamento de partículas magnéticas é fundamental para que os ensaios não destrutivos possam proteger inspeções e reduzir o tempo de inatividade? Leia nosso blog Como realizar a manutenção preventiva do equipamento de partículas magnéticas.
Publicado em 8 de maio de 2018