Compreenda os níveis de sensibilidade do líquido penetrante fluorescente e como encontrar o nível correto para sua aplicação
Cheri Stockhausen - Gerente de Produto
Os níveis de sensibilidade são um sistema de classificação para líquidos penetrantes fluorescentes descritos na AMS 2644 Material de inspeção, Especificação de penetrante. Os níveis de sensibilidade não são aplicados a penetrantes visíveis.
Níveis de sensibilidade AMS 2644
Nível ½ – Sensibilidade muito baixa
Nível 1 – Sensibilidade baixa
Nível 2 – Sensibilidade média
Nível 3 – Sensibilidade alta
Nível 4 – Sensibilidade ultra-alta
Razões para diferentes níveis de sensibilidade
No ensaio não destrutivo fluorescente, é necessário haver um equilíbrio entre a sensibilidade e fluorescência do fundo.
Os penetrantes de maior sensibilidade podem detectar trincas e defeitos menores. Entretanto, penetrantes com sensibilidade muito alta possuem fluorescência de fundo mais forte. Fluorescência de fundo excessiva pode interferir na inspeção da peça dificultando a identificação de indicações de penetrante. Com excesso de fluorescência de fundo, as indicações de penetrante podem se misturar ao fundo ao invés de se destacarem para uma inspeção mais fácil.
Penetrantes com sensibilidade muito baixa têm menos fundo do que um penetrante com sensibilidade muita alta, mas eles não são capazes de detectar indicações finas.
É importante usar um nível de sensibilidade alto o suficiente para localizar as indicações necessárias, ao mesmo tempo em que o fundo fluorescente é mantido no mínimo a fim de maximizar a detecção da indicação.
Como os níveis de sensibilidade são definidos
Se um fabricante de penetrantes deseja que seus produtos sejam qualificados e listados na Lista de Produtos Qualificados, QPL-AMS-2644, ele submete amostras dos penetrantes ao Air Force Research Laboratory na Wright-Patterson Air Force Base em Dayton, Ohio. O Air Force Research Laboratory testa o líquido penetrante e determina e atribui o nível de sensibilidade com base nos resultados do teste.
Os líquidos penetrantes aprovados são listados na QPL-AMS-2644 conforme seus níveis de sensibilidade e métodos atribuídos.
Como determinar qual nível de sensibilidade usar
A principal consideração para decidir o nível de sensibilidade do penetrante a ser utilizado é a orientação fornecida pelas especificações aplicáveis. Frequentemente, o nível de sensibilidade do penetrante é claramente apontado nas especificações de trabalho do processo. Isso é particularmente verdadeiro quando a inspeção por líquido penetrante envolve peças críticas à segurança. As especificações e procedimentos operacionais padrão em uso em uma instalação determinam a sensibilidade do penetrante que será usado.
Se o nível de sensibilidade do penetrante ainda não estiver estabelecido por um procedimento ou especificação, a avaliação das peças reais com alguns penetrantes será fortemente recomendada. Um penetrante com sensibilidade mais baixa trabalha bem em superfícies irregulares, enquanto um penetrante com sensibilidade mais alta é adequado a superfícies altamente usinadas. É importante avaliar o penetrante em peças reais para confirmar a sensibilidade adequada com fluorescência de fundo aceitável tendo em vista a detecção dos defeitos normalmente encontrados nas peças. A avaliação do penetrante em peças reais também pode confirmar os parâmetros de processamento corretos, tais como tempo de estabelecimento e tempo de enxágue.
É possível que uma instalação utilize mais de um nível de sensibilidade de penetrante devido a diferentes peças, processos e especificações de cliente utilizados em um determinado local.
Precisa de auxílio para escolher o melhor produto para sua aplicação? Entre em contato com a nossa equipe.