Por Cheri Stockhausen, gerente de aplicação de produto
As verificações diárias do sistema de penetração são necessárias e exigidas pelas principais especificações da indústria, para garantir o desempenho contínuo e a integridade dos materiais e sistemas penetrantes. As verificações diárias levam apenas alguns minutos para verificar o desempenho do sistema de inspeção penetrante. As verificações podem identificar componentes do sistema que podem precisar de ajustes para garantir a conformidade contínua e evitar atrasos onerosos, como o reprocessamento de peças.
Verifique se há contaminação nos materiais penetrantes, como precipitados, depósitos de cera ou descoloração. O penetrante contaminado deve ser descartado e substituído ou corrigido para atingir um estado aceitável antes do uso.

Verifique o revelador reciclado ou reutilizado quanto a fluorescência ou aglutinação. O revelador seco deve ser fofo. Desenvolvedor Caked não deve ser usado e deve ser substituído. Revelador seco que mostra dez ou mais partículas fluorescentes em um círculo de 10 cm de diâmetro deve ser substituído.

Verifique os desenvolvedores solúveis em água e suspensos em água quanto à fluorescência e cobertura uniforme. Os desenvolvedores que apresentam fluorescência ou cobertura não uniforme devem ser substituídos.
Processe um padrão de defeito conhecido através do sistema de LP e compare os resultados com o padrão de defeito conhecido processado com materiais não utilizados. Se os resultados do material penetrante em uso não atenderem aos resultados de material não utilizados, testes adicionais podem ser concluídos antes de descartar ou corrigir materiais penetrantes em uso. Durante o ano passado, a demonstração adequada da verificação do desempenho do sistema foi a descoberta de auditoria # 2 do Nadcap para sistemas de penetração.
Verifique a intensidade da luz negra diariamente e no uso inicial da luz negra. A intensidade mínima aceitável é de 1000 microwatts / cm2 a 15 polegadas / 38,1 cm da frente do filtro até a face do sensor. As luzes LED UV devem estar em conformidade com a norma ASTM E3022. A maioria das lâmpadas UV-A no mercado está configurada para fornecer 5.000 µW / cm2 a uma distância de 15 in / 38 cm.
Verifique a intensidade do UV antes de usar os endoscópios UV, guias de luz e lápis de luz. A intensidade mínima aceitável de UV é de 1000 microwatts / cm2 na distância de trabalho.
Verifique a área de inspeção quanto a contaminação fluorescente e níveis de luz visível. Limpe a área de inspeção se houver contaminação fluorescente excessiva para evitar a contaminação das peças inspecionadas. A luz visível do ambiente na área de inspeção não deve ter mais de 2 pés de velas na superfície de inspeção.
Verifique as configurações adequadas para pressão e temperatura da água. Ajustes necessários às configurações de pressão e temperatura da água devem ser feitos antes da realização de inspeções de penetração.
Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670
Embu das Artes / SP
CEP 06816-050
Tel: +55 (11) 5197.7500