A última revisão da ASTM E1417 foi publicada com diversas mudanças. Aqui estão várias alterações das quais você deve estar ciente:
1. Novo Método A (W) Penetrantes
Vem sendo realizado um trabalho contínuo no Comitê K SAE / AMS para atualizar a especificação básica para a qualificação de penetrantes, a AMS-2644. Parte deste trabalho é a introdução de uma nova classificação de penetrantes, penetrantes Método A (W). Os penetrantes do Método A (W) são laváveis a água - contendo água em sua formulação (Seção 5.1.2.2). A AMS-2644 define um penetrante do Método A (W) como tendo 20% ou mais de água por volume. A ASTM E1417 requer uma verificação semanal do conteúdo de água dos penetrantes do Método A (W) usando um refratômetro.
Saiba mais sobre a categoria separada para penetrantes do Método A de acordo com a AMS-2644 e o que eles contêm em sua fórmula aqui.
2. Prazo de validade estendido (Seção 6.5.3)
Materiais penetrantes que excederam seu prazo de validade inicial são considerados aceitáveis para uso, contanto que passem por todas as verificações de requisitos de qualidade. A Recertificação pelo fabricante não é necessária. Exceções de verificações de qualidade para aerossóis e materiais de uso único também foram adicionadas.
3. Atualização de imersão do Método A (Seção 7.3.1.4)
Se você está utilizando os penetrantes Método A (lavável com água) e imersão em água para remover o excesso de penetrante, agora deve realizar um enxágue de spray final.
4. Cotonete de indicação com solvente QPL (Seção 7.6.3.1)
Durante a avaliação, uma indicação pode ser limpa com um cotonete umedecido com solvente e reavaliado. Solventes aceitáveis são álcool isopropílico, acetona ou solventes/removedores aprovados QPL-AMS-2644.
5. Avaliações de comparativo de qualidade
Durante a verificação de Desempenho do Sistema, uma discrepância na performance entre materiais em uso e novos, materiais não utilizados usualmente requerem verificações comparativas de remoção e sensibilidade. Com a revisão recente da E1417, essas verificações específicas não são mais obrigatórias (Seções 7.8.3.2, 7.8.3.3 e 7.8.3.4 foram removidas). Em seu lugar, o Teste de Penetrante Nível 3 (III) será responsável por definir a investigação da discrepância. Essa mudança permite que o Teste de Penetrante Nível 3 (III) determine qual a verificação de qualidade será necessária para diagnosticar e resolver o problema.
6. Não é necessário tempo de aquecimento para fontes de LED UV-A
As revisões anteriores da ASTM E1417 exigiam o mínimo de dez minutos de tempo de aquecimento para todas as fontes de UV-A. Como as lâmpadas LED UV-A já ultrapassam a intensidade mínima na sua inicialização, uma exceção a esse requisito foi incluída para economizar tempo dos operadores e reduzir o tempo de inatividade pré-inspeção. O tempo de aquecimento de dez minutos ainda é um requisito para todas as fontes de UV-A que não sejam de LED.
7. Mudanças nos requisitos de calibração e controle de processo (Tabela 1 ASTM E1417-2021)
Nesta revisão, há várias mudanças na frequência dos requisitos de controle e calibração do processo, incluindo:
- A frequência do teste de brilho penetrante foi alterada de trimestralmente para semestralmente.
- A frequência das verificações de integridade da lâmpada UV foi alterada de semanalmente para diariamente.
- A frequência das calibrações de pressão, temperatura da água e medidor de pressão do ar foi alterada de semestral para anualmente.
- A frequência de verificação do forno do secador foi alterada de trimestralmente para semestralmente.
Compre uma cópia da ASTM E1417-21 aqui e saiba mais sobre os penetrantes fluorescentes ZL-425 à base de água, laváveis em água, aprovados pela AMS 2644.
Publicado em 30 de novembro de 2021.