Perigos
A segurança deve ser a principal prioridade ao trabalhar com uma lata de aerossol. Se os aerossóis são usados em ambientes internos ou externos, como um oleoduto, o manuseio seguro do aerossol deve ser considerado. Existem três perigos principais quando se trabalha com latas de aerossol.
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Pressurização do aerossol: Se a lata e a válvula permanecerem intactas, as latas de aerossol permanecem seguras. No entanto, se uma lata for perfurada, a válvula falhar, corroer ou for exposta a temperaturas excessivas, a lata será despressurizada. Em casos graves, o aerossol pode até explodir.
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Folha de Dados de Segurança (FISPQ): Você sabe o que está em sua lata de aerossol? Muitos aerossóis contêm substâncias perigosas e os trabalhadores devem estar familiarizados com a FISPQ do material. Equipamentos de proteção individual ou ventilação adicional podem ser necessários. As FISPQs gerelmente podem ser encontradas nos sites dos fabricantes. Revise os perigos e selecione o produto mais seguro.
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Propelentes Inflamáveis: Muitos produtos e propelentes são inflamáveis, o que faz com que um aerossol possa ocasionar um risco de incêndio. Você já pensou onde os aerossóis são pulverizados? Existe uma fonte de chama aberta nas proximidades?
Armazenamento de lata de aerossol
As latas de aerossol devem sempre ser armazenadas em áreas secas, onde não serão expostas a temperaturas excessivas. À medida que a temperatura aumenta, a pressão na lata também aumentará. O interior de carros ou caminhões pode ficar muito quente à luz do sol; portanto, os veículos geralmente não são um local seguro para armazenamento.
As latas de aerossol devem ser mantidas em um gabinete de líquido inflamável. Sob o padrão da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) para líquidos inflamáveis, deve ser mantido em um gabinete de armazenamento resistente ao fogo ou dentro de um depósito classificado para resistência ao fogo. Armários de armazenamento aprovados incluem conectores de aterramento embutidos, aberturas para manter as temperaturas seguras e soleiras de porta à prova de vazamentos.
Reciclagem de latas de aerossol
As latas de aerossol vazias de propelentes e de produto não são consideradas resíduos perigosos e podem ser recicladas. A maioria das latas de aerossol feitas de aço ou alumínio podem ser recicladas, mas somente se a lata estiver vazia. Se a lata não estiver vazia, a EPA pode classificá-la como resíduo perigoso. De acordo com a Lei de Conservação e Recuperação de Recursos (RCRA), as latas de aerossóis despressurizadas e vazias não são resíduos perigosos. Faz sentido perfurar latas de aerossol para custos de sustentabilidade e descarte. Mas, perfurar uma lata com um objeto pontiagudo, como uma chave de fenda, poderia criar uma fonte potencial de ignição por calor friccional e eletricidade estática. A chave de fenda gera calor de fricção contra o corpo de aço ou alumínio da lata, o que poderia resultar em uma faísca, razão pela qual ferramentas apropriadamente aterradas e resistentes a faíscas devem ser usadas para perfurar uma lata de aerossol.
Envio de Aerossol
Ao enviar materiais perigosos, o funcionário do transporte DEVE ser certificado pelo órgão responsável. Os aerossóis não podem ser enviados por frete aéreo ou marítimo de qualquer instalação, a menos que o funcionário de expedição tenha o Certificado de Treinamento Completo apropriado. Para o frete aéreo, o treinamento deve ser concluído a cada dois anos. Para frete marítimo, o treinamento deve ser concluído a cada três anos.
Ao enviar aerossóis por frete terrestre, o funcionário DEVE preencher todos os requisitos dos órgãos de regulamentação de transporte para que possam conduzir este tipo de material.
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Nome e Classe de Remessa Apropriados
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Consumíveis, quantidade limitada
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Aerossóis, Inflamável, 2.1
Nota: Os aerossóis não têm um grupo de embalagem associado ao UN1950
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Aerossóis, 2.1 (quantidade limitada)
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Números ONU ou IDs da ONU são números de quatro dígitos que identificam produtos perigosos, substâncias e artigos perigosos (como explosivos, líquidos inflamáveis, substâncias tóxicas, etc.) no âmbito do transporte internacional. Eles são designados pelo Comitê de Peritos das Nações Unidas para o Transporte de Mercadorias Perigosas.
Como dito acima, qualquer pessoa que não esteja certificada no envio de materiais perigosos, não deve enviar via ou transportar estes produtos por via aérea ou marítima.
Publicado a 30 de julho de 2019